Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Anteprojeto de revitalização da Praia do Guararema foi apresentado aos moradores

Publicado em 12/08/2015 Editoria: São José Comente!


foto divulgação

foto divulgação

Prefeitura de São José, moradores, pescadores e comerciantes se reuniram para discutir as mudanças na orla da Ponta de Baixo

A Prefeitura de São José apresentou, na noite desta terça-feira (11), o anteprojeto de revitalização da Praia do Guararema para os moradores do bairro Ponta de Baixo. Reunida no salão de festas da Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, a comunidade conheceu as mudanças que a iniciativa trará para a região e pode contribuir com sugestões e críticas para melhorar a proposta da equipe técnica da Secretaria Executiva de Projetos Especiais.

A prefeita Adeliana Dal Pont participou da reunião, pois acredita que o diálogo é o melhor caminho para que a obra atenda as necessidades da comunidade. "Queremos ouvir a sociedade e decidir os pontos do projeto. Trabalhando juntos vamos conseguir devolver para a cidade este belo cartão postal que estava esquecido", assinalou. Adeliana reforçou que as demandas apresentadas através do projeto "Fala, São José!" e das associações de moradores são importantes para eleger prioridades em todos as regiões da cidade.

No início da reunião, a presidente da Associação de Moradores e Amigos da Ponta de Baixo, Rosana Machado, agradeceu a presença de todos. "Esse é um sonho da nossa comunidade, uma meta que traçamos. Estamos muito felizes com os encaminhamentos que o projeto está tomando", destacou. Para montar o anteprojeto, a Prefeitura de São José conversou previamente com alguns moradores, pescadores artesanais e comerciantes locais.

De acordo com a proposta, na orla da praia, será construído um deck de madeira com 2 metros de largura e 150 metros de comprimento. "Com isso, vamos conseguir alargar o calçamento e trocar todo o piso atual. Respeitando as árvores que já estão plantadas no local, queremos incluir bancos, bicicletários, academia ao ar livre e melhorar a iluminação", explicou o secretário de Projetos Especiais, Rodrigo de Andrade.

Segundo ele, será construído também um trapiche de madeira com 55 metros de comprimento e mais uma parte flutuante, que traz menos impacto ambiental e é mais fácil para instalação. Com o trapiche será possível receber embarcações de pequeno e médio porte, além de facilitar para os pescadores. Aliás, pensando nisso, será organizado um espaço que servirá de garagem para os barcos deles e uma rampa para embarcações também está prevista.

Para o lazer, a comunidade pediu que a Prefeitura recuperasse uma quadra de areia para partidas de vôlei de praia e futevôlei. "Esta é uma área muito nobre, de frente para o mar, queremos valorizar para que as pessoas e as famílias possam aproveitar bem", reforçou, Andrade, ao destacar que será possível ampliar a economia local através do turismo e da gastronomia. De acordo com ele, um outro projeto como este está sendo estudado para o Centro Histórico.

Com a aprovação dos moradores o projeto, agora, será encaminhado para ser finalizado em até 45 dias. Com ele em mãos, a equipe da Prefeitura de São José dará entrada nas licenças ambientais que são necessárias e abrirá o processo de licitação para a escolha da empresa que executará o serviço. A expectativa é que até janeiro de 2016 as máquinas já estejam trabalhando.  

"Moro aqui há quase 30 anos e não vi nada ser feito pela nossa comunidade neste sentido. Agora, com esse projeto, estou muito feliz e sei como será importante para todos nós", afirmou Leandro Melo Menghini, que precisa oferecer passeios de barco em outras regiões, porque no local não tem onde desembarcar os passageiros e parar a embarcação. "Esperamos que as coisas caminhem dentro do esperado", completou.

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários