Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Projeto Mexa-se atende a cerca de 1,5 mil pessoas em São José

Publicado em 01/09/2014 Editoria: São José Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

A iniciativa, com foco na atividade física e qualidade de vida, é desenvolvida em 12 pólos espalhados pelo município.

A atividade física está diretamente relacionada à qualidade de vida. Em São José, esta filosofia é aplicada no projeto Mexa-se, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI). Atualmente, são mais de 1,5 mil pessoas atendidas pelo programa que é desenvolvido em 12 pólos espalhados pelo município.

O projeto foi criado como uma proposta de qualidade de vida voltada à comunidade, incentivando a prática regular de exercícios físicos. As atividades são desenvolvidas com o objetivo de melhorar a resistência cardiorrespiratória, a força muscular e a flexibilidade, proporcionando aos participantes maior capacidade para realizar as tarefas cotidianas com mais eficiência e menos cansaço.

As aulas são abertas a todo o público, com idade entre 14 e 86 anos, sendo oferecidas atividades como caminhadas, ginástica aeróbia, ginástica localizada e alongamento. São três sessões semanais e cada sessão tem duração de uma hora. O SESI auxilia na avaliação física dos alunos e faz a capacitação dos profissionais envolvidos. Na avaliação, é elaborado o perfil de cada aluno, com o objetivo de mostrar como anda a saúde e estimular para mudanças de hábitos e comportamentos.

A secretária municipal de Educação, Méri Hang, realizou uma visita ao pólo do Mexa-se na comunidade do Centro de Educação Municipal Luar e aproveitou a oportunidade para perguntar aos participantes o segredo de tanta vitalidade. "O nosso desejo é que todas as pessoas saibam como é bom praticar uma atividade física. Neste sentido, este projeto é o incentivo que podemos oferecer para melhorar a qualidade de vida dos josefenses", destacou a secretária.

O professor Carlos Siciliano contou que, naquele pólo, o atendimento é mais voltado para a terceira idade, o que não impede as crianças participarem das atividades junto com os pais e avós. As turmas chegam a ter 60 inscritos. "Hoje fizemos 300 abdominais, todos são muito dispostos e animados", revelou.

Uma das alunas é Olindina de Aquino que, com 70 anos, afirma que não abre mão da atividade física para se sentir mais disposta. Jucemar Luiz Mina também frequenta as aulas do Mexa-se e se diz muito satisfeito com o projeto. Osvaldo Alves de Souza resume, "só me acrescentou saúde, se todos fizessem exercícios físicos não teríamos certas doenças, é muito importante, independente de idade".

 

› FONTE: Prefeitura de São José

Comentários