Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Sessão solene marca os 10 anos da Guarda Municipal de São José

Publicado em 28/08/2014 Editoria: São José Comente!


foto: O vice-prefeito José Natal Pereira destacou o trabalho realizado pela Guarda Municipal em dez anos - Daniel Pereira

foto: O vice-prefeito José Natal Pereira destacou o trabalho realizado pela Guarda Municipal em dez anos - Daniel Pereira

Autoridades e representantes da Segurança Pública destacaram o trabalho realizado pela GMSJ.

Na noite desta terça-feira (26), a Câmara de Vereadores promoveu uma Sessão Solene em homenagem aos 10 anos de criação da Guarda Municipal de São José. Criada por lei municipal em 2004, atualmente a GMSJ conta 123 agentes que atuam na segurança patrimonial, na fiscalização do trânsito, ronda escolar e servindo à comunidade josefense.

"Recebemos a homenagem com bastante gratidão", resumiu o comandante da GMSJ, Marcelo Muller, ao considerar que, cada vez mais, a Guarda tem se capacitado para atender às demandas com qualidade. Para ele, a polícia comunitária é o futuro da segurança pública, pois o guarda está próximo da vida da cidade e conhece bem a realidade local. "O agente começa e termina a sua carreira na mesma cidade. Cria ali um vinculo com as pessoas", reforça. 

Além de uma década de serviço da GMSJ, o momento é especial também para comemorar a aprovação do Estatuto Geral das Guardas Municipais (Lei Federal n° 13022/2014). A nova legislação ampliou as competências e instituiu o poder de polícia, para as guardas municipais, com a incumbência de proteger tanto o patrimônio como a vida.

"A segurança pública está se modificando, a nível nacional, e a guarda é um dos focos desta mudança. Cumprindo a lei, a minha expectativa é que nós teremos sempre uma excelente guarda municipal", destaca a secretária de Segurança, Defesa Social e Trânsito de São José, Andréa Pacheco.

Autor do requerimento para a realização da sessão solene, o presidente da Câmara Municipal, vereador Sanderson de Jesus, acredita que a Guarda Municipal se consolidou como um importante instrumento de serviço para a comunidade.

"Não poderíamos deixar de fazer o registro, pois é um momento especial para reconhecer o trabalho desses profissionais que todos os dias expõem suas vidas, para exercer esta atividade", pontua.

O vice-prefeito José Natal Pereira parabenizou a Guarda pelos dez anos de atuação em São José. O comandante do 7º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Emiliano Guesser, também participou da solenidade comemorativa, assim como o inspetor da Polícia Rodoviária Federal Silvinei Vasques, que já ocupou o cargo de secretário municipal de Segurança.

Histórico

Foi através da Lei Municipal Nº 4.144, de 19 de abril de 2004, que a Guarda Municipal de São José, órgão da Secretaria de Segurança, Defesa Social e Trânsito foi criada.

Após 10 anos de sua fundação seu efetivo conta atualmente com 123 agentes que realizam ronda patrimonial, fiscalização do trânsito, ronda escolar, exercendo ainda a vigilância sobre os bens públicos municipais, seus serviços e instalações. A partir deste ano, os guardas municipais passaram a atender a acidentes de trânsito sem vítimas, em uma parceria com a Polícia Militar.

Atua também na educação infantil dos josefenses através do Setor de Educação no Trânsito, que busca conscientizar os alunos sobre a necessidade de adotar comportamentos seguros no trânsito e em espaços públicos, diminuindo o índice de acidentes.

A instituição é pioneira no policiamento ambiental sendo o primeiro grupamento de Guardas Municipais de Santa Catarina especializado em ações de prevenção e repressão relacionadas ao meio ambiente.

 

 

 

› FONTE: Prefeitura de São José

Comentários