Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Projeto de restauração do Theatro Adolfo Mello é apresentado para a Fundação de Cultura de São José

Publicado em 04/06/2014 Editoria: São José Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

O estudo foi elaborado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

O projeto arquitetônico de restauro do Theatro Adolfo Mello, elaborado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foi apresentado à coordenação da Fundação Municipal de Cultura e Turismo de São José, nesta terça-feira (3).

Fundado em 1856, o teatro localizado no Centro Histórico de São José é a mais antiga casa de espetáculo de Santa Catarina e uma das três mais antigas do país.

O coordenador de obras da Udesc, Edy Genovez Luft, apresentou a proposta de projeto de restauro, mostrando a planta original e a planta com as adequações que devem ser feitas para o local voltar a funcionar como teatro. Edy destacou que foi realizado um amplo estudo para entender a história do Theatro Adolpho Melo e para manter a identidade do local.

Segundo Edy, a edificação tem sérios problemas de infiltração. Para o telhado, também em situação precária, está pronto o projeto de reforma emergencial, que já foi encaminhado para o Governo do Estado para ser assinado. “Esperamos que até agosto ou setembro seja finalizado o processo licitatório”, diz Edy.

O coordenador também falou das adequações que devem ser feitas e dos problemas atuais com os banheiros, escadas e acessibilidade.

De acordo com ele, será feito o nivelamento do piso, mudanças nos banheiros, nas portas e as saídas serão facilitadas, tudo atendendo as normas do Corpo de Bombeiros e sem perder a identidade do teatro. “Estamos apresentando o que existe e como vai ficar. As modificações serão feitas de acordo com a necessidade e o espaço”, explica o coordenador.

Segundo o superintendente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo, Carlos Eduardo Martins, a ideia é dar um passo definitivo para a obra de restauro, já que nunca foi feita uma grande obra no local. “Desde que foi interditado, estamos trabalhando não só para suprir as necessidades do Theatro, mas para entregar uma obra efetiva, eficaz e de qualidade para a comunidade”, esclarece o superintendente.

Após apresentar o projeto, a equipe da Udesc, acompanhada por representantes da Fundação de Cultura e do presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Márcio Gonzaga, foram até o Theatro Adolfo Mello para entender melhor a proposta de restauro do local e identificar os problemas existentes.

O Theatro Adolpho Melo foi interditado pela Defesa Civil Municipal, em março do ano passado, a pedido da própria Prefeitura para garantir a segurança do local e da população.

 

 

 

› FONTE: Prefeitura de São José

Comentários