Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Feira Artesanal Empreendedora expõe produtos das Escolas Profissionais de São José

Publicado em 14/09/2016 Editoria: São José Comente!


Foto: Daniel Pereira - Arquivo Secom/PMSJ

Foto: Daniel Pereira - Arquivo Secom/PMSJ

Para valorizar a produção artesanal e o empreendedorismo dos alunos das Escolas Profissionais de São José, a 3ª edição da Feira Artesanal Empreendedora será realizada de 15 a 18 de setembro, no Shopping Itaguaçu. A abertura do evento está marcada para as 19h desta quinta-feira (15) e a Feira segue até domingo (18), das 10h às 22h, com diversas opções de presentes e compras para a casa. Durante a abertura haverá um desfile com trajes produzidos por alunos e professores do curso de Corte e Costura e as modelos serão produzidas pelos integrantes dos cursos de Corte e Cabelo e Manicure.

A 3ª edição da Feira tem como objetivo estimular os alunos a se tornarem empresários ou empreendedores individuais, oportunizando a comercialização dos produtos; divulgar os cursos e o trabalho das oito Escolas Profissionais do município; formar cidadãos e fortalecer a economia de São José. Muitos alunos encontraram no artesanato uma complementação significativa na renda familiar por meio dos produtos produzidos.

Durante a Feira, os visitantes poderão prestigiar a exposição de cômodos de uma casa: quarto de casal decorado com produtos contemporâneos, criados por alunos e professores das Escolas Profissionais; sala de jantar com estilo provençal e sala de estar com estilo Shabby Chic, que é uma mistura de peças sofisticadas e objetos desgastados ou enferrujados.

Segundo a coordenadora das Escolas Profissionais de São José, Gladys Soraia Silva, a Feira mostrará à comunidade as belas produções realizadas nas escolas, gerando visibilidade e interesse de outros cidadãos, com histórias de sucesso no empreendedorismo individual, o qual gera complementação significativa na renda familiar.

As Escolas Profissionais de São José são mantidas pela Prefeitura e atendem aproximadamente 4,3 mil alunos gratuitamente. Cerca de 200 professores e servidores ministram 20 cursos profissionais: artes aplicadas, porcelana fria (biscuit), bordado à mão, bordado à máquina, corte e cabelo, corte e costura, corte e costura lingerie, crivo, macramé e abrólios, manicure, patchwork, pintura em madeira, pintura em tecido, pintura em tela, tapeçaria, tricô e crochê, tear e informática.

As oito Escolas Profissionais de São José são coordenadas pelas servidoras Gladys Soraia Silva e Izabel Zimermann de Souza, que trabalham com duas linhas pedagógicas, uma que foca o trabalho artesanal com técnicas, história e tendências, e a outra linha que enfatiza o empreendedorismo, os conceitos de custos, valor agregado, tendências de mercado e comercialização.

Serviço

O quê: 3ª Feira Artesanal Empreendedora

Quando: de quinta a domingo (15 a 18 de setembro), das 10h às 22h

Onde: Shopping Itaguaçu – Rua Gerôncio Thives, 1079

Entrada: Gratuita

› FONTE: Secretaria de Comunicação Social Prefeitura de São José

Comentários