Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

São José tem trabalho contínuo de produção, plantio e distribuição de mudas de árvores nativas

Publicado em 15/05/2015 Editoria: São José Comente!


foto: As mudas produzidas são doadas, no próprio Horto, a qualquer interessado ou em projetos da Prefeitura, como o Fala, São José! -Glaicon Covre

foto: As mudas produzidas são doadas, no próprio Horto, a qualquer interessado ou em projetos da Prefeitura, como o Fala, São José! -Glaicon Covre

O objetivo das ações é garantir a qualidade ambiental do município

A Fundação Municipal do Meio Ambiente desenvolve um trabalho contínuo de produção, plantio e distribuição de mudas de árvores nativas em São José. Em 2014, foram distribuídas 12,7 mil mudas de árvores frutíferas e ornamentais, como pitanga, araçá, grumixama, quaresmeira, manacá, palmeiras, entre outras. Neste ano, até o mês de abril, já foram entregues cerca de 4 mil mudas.

O superintendente da Fundação, Moacir da Silva, explica que grande parte das mudas é produzida pelo próprio Município, no Horto Florestal, que funciona dentro do Parque Ambiental dos Sabiás, no bairro Forquilhas. No local são produzidas cerca de 1,5 mil mudas por mês. Parte das mudas é plantada em áreas públicas, praças e avenidas, como a Beira-Mar de São José que, no início deste ano, recebeu cerca de 500 mudas de árvores nativas.

 

As mudas produzidas também são doadas a qualquer cidadão josefense. Basta comparecer ao Horto Florestal e receber a orientação sobre quais árvores são mais adequadas ao espaço disponível. Neste caso, cada pessoa pode levar gratuitamente até cinco mudas. O trabalho de doação de mudas também ocorre em eventos da Prefeitura, como o Fala, São José! e ações de educação ambiental.

Além da produção própria, a Fundação Municipal do Meio Ambiente também recebe mudas de árvores como medidas de compensação ambiental. Em apenas um dos processos, o Município receberá 2 mil mudas por mês durante cinco anos. "Hoje no Horto Florestal temos cerca de 45 mil mudas que nos dão um colchão de suporte a todas as ações de preservação e educação ambiental do Município", afirma o superintendente Moacir da Silva.

Novas unidades de conservação

Neste contexto, a Fundação Municipal do Meio Ambiente também vem trabalhando para ampliar as áreas de preservação em São José. Atualmente, existe o Parque Ambiental dos Sabiás com 35 hectares de extensão e que abriga o Horto Florestal e a Escola Municipal do Meio Ambiente, no bairro Forquilhas. Além deste, como medida compensatória, a Fundação recebeu a doação de uma nova unidade de conservação na comunidade Pagará, no bairro Colônia Santana.

Recentemente o Município também recebeu a doação da área e da estrutura para o Jardim Botânico, no bairro Potecas. Com área total de 160 mil metros quadrados, o local contará com remanescente de Mata Atlântica, trilhas ecológicas, anfiteatro para eventos de educação ambiental, estufa com vegetação nativa e um herbário, uma coleção científica composta por amostra de plantas secas, semelhante a um museu de espécies. "Nosso objetivo é que o Jardim Botânico esteja em funcionamento até o final deste ano", assinala Moacir.

 

 

 

› FONTE: Prefeitura de São José

Comentários