Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Aniversário de São José é celebrado com bolo e área de lazer revitalizada

Publicado em 19/03/2015 Editoria: São José Comente!


foto: Daniel Pereira

foto: Daniel Pereira

Moradores e autoridades se reuniram no Centro Histórico para cantar os parabéns

Para comemorar os 265 anos de São José, nesta quinta-feira (19), moradores, autoridades municipais e servidores se reuniram no Centro Histórico.

O local foi palco da chegada dos primeiros colonizadores açorianos, por isso, nada mais significativo do que cantar os parabéns e fazer o corte oficial do bolo onde tudo começou. Neste dia também foi entregue para a comunidade a Praça Eugênio Raulino Koerich, no Kobrasol, totalmente revitalizada.

A programação iniciou com a celebração da Santa Missa, na Igreja Matriz de São José, às 9 horas. A fundação da cidade ocorreu no mesmo dia em que a Igreja Católica comemora a festa do santo. "Os fundadores da cidade escolheram ele, São José, para ser o nosso protetor. Assim como ele foi protetor da sagrada família e é eleito guardião da igreja no mundo inteiro", explicou o vigário paroquial, Padre Wanderlei Calça, que celebrou a missa.

Durante o ato de fé, vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, José Natal Pereira, representando a prefeita Adeliana Dal Pont, colocou flores aos pés da imagem mais antiga e tradicional, dedicada ao santo padroeiro do município.

A prefeita não pode estar presente na celebração, pois acompanha no hospital a mãe que sofreu uma intervenção cirúrgica no final da tarde desta quarta-feira (18) e está se recuperando. "Estou aqui para trazer o abraço da Adeliana para todos vocês e renovar os nossos votos de trabalhar para fazer São José uma cidade ainda melhor", disse Natal, ao pontuar que a equipe da administração municipal não tem medido esforços para cuidar das pessoas.

Durante o corte do bolo, no coreto da Praça Hercílio Luz, todos cantaram o tradicional "parabéns para você". Durante sua fala, o presidente da Câmara de Vereadores de São José, Orvino Coelho de Ávila, fez questão de enfatizar que essa é uma festa para toda a comunidade.

"Todos nós comemoramos hoje e o Poder Legislativo está junto neste momento tão importante", assinalou. Também participaram do ato o deputado estadual Mário Marcondes, os vereadores Sanderson de Jesus, Adriano de Brito e Chico Silvy, o comandante do 7º Batalhão da PM, ten-cel Emiliano Guesser, o padre Wanderlei Calça e secretários municipais.

O vice-prefeito fez questão de ressaltar que é o esforço de todos que constrói a história dessa cidade. "A população, através do cuidado com a cidade, os administradores públicos e os servidores municipais, juntos, somamos força para transformar e melhorar cada vez mais a cidade. Por isso, temos muito a comemorar", explicou José Natal.

Ele destacou ainda os investimentos que estão sendo feitos nas áreas da Saúde e da Educação. Dentro das comemorações do aniversário, foram inaugurados dois centros de educação infantil, em Forquilhinha e Loteamento Araucária; uma unidade básica de saúde, no bairro São Luiz; o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPS i) e, mais recentemente, a piscina coberta do Centro de Atenção à Terceira Idade (CATI).

São José hoje é a quarta cidade mais populosa de Santa Catarina e a quinta economia do Estado. Ao longo dos seus 265 anos de história, dos 64 prefeitos que foram eleitos, sendo que a prefeita Adeliana Dal Pont é a primeira mulher a comandar o executivo municipal.

 Praça Eugênio Raulino Koerich

Ao som da banda do Exercito Brasileiro, os moradores do bairro Kobrasol receberam um presente da Prefeitura de São José e da empresa WOA Empreendimentos Imobiliários. A Praça Eugênio Raulino Koerich, localizada ano coração do bairro, foi totalmente revitalizada e recebeu uma reforma completa do paisagismo, pavimento, mobiliário urbano, playground, quiosques, banca de revistas, ponto de táxi.

A iniciativa faz parte do programa de Adoção de Praças, coordenado pela Fundação Municipal de Meio Ambiente. "Esperamos que essa seja uma porta aberta, para que outras empresas também possam fazer parcerias como essas", disse o superintendente da Fundação de Meio Ambiente, Eduardo Bastos, durante a cerimônia de inauguração.

A manutenção completa da praça é de responsabilidade da empresa pelo período de um ano. Para o presidente da WOA, Walter Silva Koerich, este é um dia bastante especial. "Estamos extremamente felizes em entregar a cidade este espaço. Nossa história e os nossos negócios começaram aqui, nesta terra", justificou.

Na cerimônia, os filhos de Eugênio Raulino Koerich e familiares que compõem as novas gerações da família acompanharam emocionados a homenagem feita ao patriarca. "Desejamos aos moradores que façam um bom uso deste espaço e nos ajudem a preservar esse bem público", pediu Walter Koerich.

O Termo de Acordo, para a recuperação do espaço de 4,7 mil metros quadrados, foi assinado pela prefeita Adeliana Dal Pont e a WOA, no dia 8 de janeiro deste ano. Após dois meses de trabalho, entre projeto e execução, a obra foi acompanhada também pelo Poder Legislativo. "Raulino Koerich foi um homem inovador, que estava à frente do seu tempo. Em nome dos vereadores, queremos agradecer essa gentileza da família Koerich", destacou o presidente da Câmara, Orvino Coelho de Ávila.

O vice-prefeito José Natal Pereira destacou a importância de áreas de lazer e convivência para a comunidade e lembrou que a Praça Eugênio Raulino Koerich é uma das poucas áreas com estas características no bairro Kobrasol. Antes do encerramento do ato, Natal entregou à família Koerich uma placa de agradecimento. Além disso, foram plantados no local mudas de ipês, árvore símbolo da cidade, em nome do poder público e em nome da família. "Para os moradores este é um espaço de lazer importante que traz qualidade de vida a todos. Estamos honrados com este espaço maravilhoso que todos poderão utilizar", resumiu o vice-prefeito.

Novas obras

Durante todo o mês de março, a Prefeitura de São José começou um cronograma de inaugurações e lançamentos de obras. Outras inaugurações já estão marcadas para este ano. No dia 14 de abril, será entregue para a comunidade a Policlínica de Barreiros. Ainda na área da Saúde, a prefeita Adeliana Dal Pont quer concluir neste ano a Policlínica de Forquilhinha, além das unidades básicas de Vista Bela, Potecas e Ceniro Martins.

Na Educação, serão abertos dois novos CEIs: o CEI Palmares e o CEI Vista Alegre. Além disso, o CEM Santa Terezinha, CEM Governador Vilson Kleinübing, CEI São Francisco de Assis e a Escola de Educação Básica Palmira Lima Mambrini também serão reformadas e ampliadas em 2015.

 

 

 

› FONTE: Prefeitura de São José

Comentários