Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Semana do Consumidor é aberta com Encontro Estadual do Procon e passagem do caminhão escola

Publicado em 12/03/2015 Editoria: São José Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Representantes da Rede Estadual de Defesa do Consumidor se reuniram em São José.

O Procon de São José promoveu, nesta terça-feira (10), a abertura da Semana do Consumidor com a instalação da unidade móvel da Escola Estadual de Defesa do Consumidor (EED/SC).

O município também é sede do 8° Encontro Estadual de Procons em Debate, que reúne representantes de várias regiões de Santa Catarina. As iniciativas, coordenadas pelo Procon Estadual, tem como objetivo comemorar os 25 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

O vice-prefeito José Natal Pereira deu as boas vindas aos participantes em nome da administração municipal. "O Procon é uma luz no caminho das pessoas que procuram uma solução para seus problemas. É um trabalho muito importante em defesa dos cidadãos", pontuou.

Entre os principais focos do evento, o diretor do Procon de São José, Humberto Souza, acredita que a troca de experiências será o principal. "Essa reunião é importante para fortalecer os Procons, que diariamente lutam pela garantia dos direitos e deveres dos cidadãos", considerou.

O CDC foi aprovado em 1990 e traz um conjunto de normas que buscam proteger o direito do consumidor, disciplinar as relações e as responsabilidades entre o fornecedor com o consumidor final. Para isso, estabelece os padrões de conduta, prazos e penalidades.

Durante à tarde, representantes de cerca de 40 Procons participam do encontro que definirá o plano de trabalho da Rede Estadual para este ano.  "Queremos agradecer o município de São José por abrir suas portas para todos nós. Unidos somos mais fortes", destacou a diretora do Procon/SC, Elizabete Luiza Fernandes Baesso.

De acordo com ela, os Procons catarinenses têm uma marca de credibilidade muito forte. "Atendemos todos os cidadãos que se sentem prejudicados, como paciência ouvimos os problemas e os ajudamos a encontrar uma solução", justificou.

Para a secretaria Municipal de Segurança, Defesa Social e Trânsito, Andréa Pacheco, a parceria com as prefeituras é importante para fortalecer o serviço. "Levar a informações para as pessoas é ajudar com que elas compreendam seus direitos e possam exercer a cidadania de forma plena", reforçou. 

Unidade móvel

Durante os próximos dois dias, o caminhão da Escola Estadual de Defesa do Consumidor (EED/SC) estará estacionado no Centro Multiuso de São José. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a unidade atenderá os alunos do Colégio Municipal Maria Luiza de Melo, da Escola Básica Municipal Albertina Krummel Maciel e da Escola Básica Municipal Professor Altino Corsino da Silva Flores. No total, mais de 350 alunos do Ensino Fundamental receberão orientações sobre o Código de Defesa do Consumidor.

De acordo com Elizabete, no ano passado, cerca de 10 mil pessoas foram atendidas pelo projeto que percorre Santa Catarina para divulgar informações sobre os direitos dos consumidores. A unidade móvel funciona em um baú instalado dentro de um caminhão que se transforma em sala de aula para realização de palestras e treinamentos. Com capacidade para 40 pessoas, o local é equipado com ar-condicionado, elevador de acessibilidade, copa, banheiro, secretaria, TV e sistema de audiovisual e material didático. 

 

 

 

› FONTE: Prefeitura de São José

Comentários