Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Feira da Freguesia oferece opções culturais para todos os públicos

Publicado em 11/03/2015 Editoria: São José Comente!


foto: Scarlet Silva

foto: Scarlet Silva

Com uma programação diversificada, o evento movimenta o Centro Histórico de São José.

A Feira da Freguesia de São José reúne uma programação cultural bastante diversificada todos os meses. Nesse domingo (8), não foi diferente e a região do Centro Histórico ficou bastante movimentada com as barraquinhas de artesanato, gastronomia e antiguidades, que atraem um público de todas as idades. Os organizadores estimam que, durante todo o dia, cerca de 3 mil pessoas passaram pelo local.

Além do Dia Internacional da Mulher, dia 8 março, o segundo domingo do mês coincidiu com a data da tradicional procissão do Senhor do Passos.

A manifestação religiosa há 160 anos percorre as ruas de São José com as imagens de Jesus carregando a cruz e de Nossa Senhora das Dores. "Este é um momento forte de fé. Hoje, em especial, este encontro da mãe com o filho, representa o sofrimento de tantas mulheres e de outras mães", destacou Amida Cecília Otto Hammes, moradora do Centro Histórico.

Uma missa, às 16 horas, na Igreja Matriz de São José, deu inicio a procissão. Entre cantos e orações, os fiéis seguiram caminhando até a Ponta de Baixo, enquanto carregava as imagens centenárias.

A prefeita Adeliana Dal Pont acompanhou este momento e o considerou importante para manter a tradição do município. "A Irmandade do Senhor dos Passos faz parte da história de São José e contribui para preservar a memória da cidade", pontuou.

Para o superintendente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (FMCT), Carlos Eduardo Martins, a procissão agregou valor cultural à Feira da Freguesia.

"Foi uma feliz coincidência de data que trouxe essa importante manifestação da cidade para dentro da programação", considerou. Para ele, este é um sinal importante de que a comunidade está se aproximando cada vez mais da organização da Feira da Freguesia. 

Durante todo o dia, diversas atração passaram pelo palco montado em frente ao coreto da Praça Hercílio Luz: shows musicais, apresentações de dança e teatro. Mas, para a pequena Tayna Hoffman Inácio que esperava ansiosa, o Boi de Mamão foi o momento mais importante. "Quando vai chegando a data da Feira, ela já começa me pedir para vir", conta Janaína Hoffman, mãe da menina.

Além disso, a Feira da Freguesia ocorre em um espaço privilegiado da cidade, onde várias construções importantes estão erguidas: a Biblioteca Municipal, o Museu Histórico e a Casa de Cultura. Em todos esses espaços, durante a programação do evento, ocorrem atividades simultâneas, como a contação de histórias, os jogos de mesa e a visita guiada.

Para os comerciantes, o evento é uma importante fonte de renda. "As pessoas já estão gravando a data", reconhece Sandra Helena dos Santos, que comercializa incenso, porta incenso e filtros de sonho. A variedade de expositores é grande e os produtos locais ganham destaque.

"Este espaço é maravilhoso. Além da boa infraestrutura, o clima entre as pessoas é muito harmonioso", destaca a feirante.

O evento é organizado pela FMCT com o objetivo de valorizar os artistas e produtores da região e incentivar a ocupação dos espaços públicos.

"Estamos pensando em ampliar o número de expositores e, quem sabe, utilizar também a praça em frente a Câmara de Vereadores", afirma o superintende Carlos Eduardo Martins, ao revelar que a procura por barracas cresce todos os meses.

Agenda

No próximo mês, a feira ocorrerá no dia 12 de abril. Com o fim do horário de Verão, o evento segue com o horário normal das 11 às 12 horas. 

 

 

› FONTE: Prefeitura de São José

Comentários