Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

São José é contemplado com mapeamento das áreas de riscos ambientais

Publicado em 05/11/2014 Editoria: São José Comente!


foto: Reproduções do mapeamento de algumas das áreas de risco do município

foto: Reproduções do mapeamento de algumas das áreas de risco do município

Os dados fornecerão informações para o novo Plano Diretor e projetos de prevenção contra desastres naturais.

São José acaba de receber dois importantes instrumentos para compor a reformulação do seu Plano Diretor: o Mapeamento de Riscos de Desastres e as Cartas Geotécnicas de Aptidão à Urbanização frente aos Desastres Naturais.

Os dados do Mapeamento de Riscos foram levantados pelo Ministério de Integração Nacional, que escolheu 77 municípios catarinenses com perigo de inundações e escorregamentos em períodos de chuvas. Em São José o trabalho foi desenvolvido em parceria com a Defesa Civil, identificando 36 áreas vulneráveis.

O documento traz um diagnóstico das áreas vulneráveis e situações de maior potencial de inundações e alagamentos em período de cheias.

Já as Cartas Geotécnicas são mapas com informações sobre a situação dos locais afetados, mostrando os pontos onde há ocupação urbana e os que não são ocupáveis. O levantamento foi feito pelo Ministério das Cidades, juntamente com a UFSC, em 25 municípios do estado.

De acordo com o diretor da Defesa Civil de São José, coronel Fernando da Silva Cajueiro, estes são documentos fundamentais para planejamento e gestão de riscos.

"A equipe responsável pelo Plano Diretor está recebendo ricos subsídios e informações que antecipam um passo no processo de revisão do Plano, pois é impossível finalizá-lo sem esses dados que nos chegam prontos, com boas imagens em DVDs. Trata-se de uma radiografia São José, município com vários locais de alto risco de desmoronamentos", explica Cajueiro.

O diretor acrescenta que, além de identificar todos os pontos de risco, o material propõe intervenções para prevenção de desastres à população nas áreas comprometidas.

Segundo Cajueiro, todas as secretarias municipais, fundações e demais órgãos públicos do município estão recebendo o mapeamento de riscos e as cartas geotécnicas, no entanto trata-se de um material dinâmico, pois trata de ocupação populacional.

"É um material que deve ser consultado quando se está pensando a cidade e, principalmente, quando se necessita de um plano de contingência, mas precisa ser constantemente verificado, considerando que a população cresce a todo o momento. Também auxiliará as futuras políticas públicas voltadas à ocupação territorial, como a retirada de pessoas de áreas perigosas", destaca. 

 

 

 

› FONTE: Prefeitura de São José

Comentários