Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Praça do bairro Nossa Senhora do Rosário será adotada por empresa em São José

Publicado em 07/05/2014 Editoria: São José Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

A praça localizada na rua Durval da Silva, no bairro Nossa Senhora do Rosário, será a primeira a ser adotada a partir de um projeto pioneiro em São José. A empresa Cimes Construtora será responsável pela revitalização do espaço e, durante um ano, pela manutenção do local.

O superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente, Eduardo Bastos, explica que em São José já existe uma lei municipal que prevê a adoção de praças por empresas privadas. A novidade é que, a partir de agora, este tipo de adoção poderá ocorrer também como uma medida de compensação ambiental. “Esta parceria é uma medida compensatória. Ao invés de aplicarmos multas, estamos fazendo esta proposta de adoção de praças”, afirma Eduardo.

O projeto começou a ser desenvolvido em janeiro em conjunto com as empresas de construção civil que atuam na cidade. A proposta é que empresas que tenham alguma pendência com a Fundação, com relação a licenciamento ambiental, façam a compensação ambiental com a adoção das praças.

No entanto, Bastos destaca que a compensação não desobriga a empresa de se adequar às exigências da lei e de seguir todo o processo de licenciamento. “Acredito que, com esta iniciativa, todos ganham. Ganha a cidade e a Prefeitura com a redução dos custos de manutenção do espaço, ganha a empresa que passa a ter a visibilidade com a requalificação urbana e passa a agregar a preocupação com o meio ambiente”, assinala o superintendente.

Pelo projeto, as empresas que adotarem as praças, além das melhorias urbanísticas, também ficarão responsáveis pela manutenção das mesmas por um ano. Em contrapartida, poderão fazer publicidade no local durante o período. “Agora a Fundação vai encaminhar o projeto de requalificação urbana para a empresa, para que seja discutido de forma conjunta”, afirma Eduardo.

 

 

 

› FONTE: Prefeitura de São José

Comentários