Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Prefeita Adeliana Dal Pont reforça seu compromisso com o USJ e nomeia os novos coordenadores de curso

Publicado em 09/04/2014 Editoria: São José Comente!


A prefeita Adeliana Dal Pont nomeou os novos coordenadores de curso. - Crédito: Glaicon Covre

A prefeita Adeliana Dal Pont nomeou os novos coordenadores de curso. - Crédito: Glaicon Covre

Pela primeira vez na história da instituição, os coordenadores foram eleitos pela comunidade acadêmica.

O Centro Universitário Municipal de São José – USJ viveu um dia histórico nesta segunda-feira (7). A prefeita Adeliana Dal Pont nomeou os novos coordenadores de curso da instituição.

Pela primeira vez, a comunidade acadêmica do USJ, incluindo estudantes, servidores e professores, votou para escolher os coordenadores dos cursos de Pedagogia, Ciências Contábeis, Ciências da Religião e Administração.

Foram nomeados o professor Renato Brittes, coordenador do Curso de Ciências Contábeis; a professora Débora Raquel Neuenfeld, coordenadora do Curso de Administração; o professor José Carlos da Silva, coordenador eleito do Curso de Ciências da Religião e a professora Arlete da Costa Pereira, coordenadora do Curso de Pedagogia.

A reitora do USJ, professora Elisiani Noronha, explica que a eleição foi realizada no dia 25 de março e movimentou toda a instituição. “Foi uma eleição exitosa, tanto pela participação da comunidade acadêmica, quanto pela Comissão Eleitoral (composta por professores, servidores e acadêmicos) que não mediu esforços para o sucesso do pleito, primando pela organização, seriedade e transparência”, destaca a reitora.

Segundo Elisiani, a eleição dos coordenadores foi o primeiro passo para o processo de eleição para reitor do USJ, um dos compromissos da gestão com o Cento Universitário. A eleição está prevista para ser realizada em novembro, sendo que o reitor eleito tomará posse em janeiro de 2015.

Durante o ato, a prefeita Adeliana Dal Pont reforçou aos coordenadores alguns dos compromissos assumidos. A prefeita destacou que uma medida foi o envio para a Câmara de Vereadores do projeto de lei para o aumento da carga horária dos docentes.

Com o objetivo de melhorar a qualidade de ensino estamos possibilitando a ampliação da carga horária dos professores substitutos, que poderá chegar a até 40 horas. Também estamos aumentando o tempo de contrato destes professores, de seis meses para até dois anos”, afirma Adeliana.

Outro ponto é a realização de concurso público para a contratação de professores. O concurso, que está com inscrições abertas, tem vaga para docente de nível superior de História, Ciências Contábeis, Matemática e Estatística, Filosofia, Letras – Língua Portuguesa e Ciências Sociais, além de técnico em Infraestrutura Escolar.

Sobre o Plano de Cargos e Salários, a reitora Elisiani Noronha explicou que foi formada uma comissão de professores para estudar o assunto. No próximo dia 26, será realizada uma plenária para discutir a proposta de Plano de Cargos e Salários, que deve ser entregue para análise da prefeita até o dia 30 de abril.

A prefeita Adeliana Dal Pont também destacou o processo do Termo de Saneamento, lembrando que foi pessoalmente, no ano passado, ao Conselho Estadual de Educação para manter o credenciamento da instituição.

Os relatórios do Termo de Saneamento de 180 dias foram entregues e aprovados por unanimidade pelos conselheiros por estar coerente e cumprirem as exigências. Os dados do relatório de 360 dias estão encaminhados e o prazo será cumprido. Também já foi licitada a obra de acessibilidade para o Colégio Maria Luiza de Mello, com banheiros adaptados e elevador.

A prefeita também foi questionada sobre a sede própria do USJ e destacou que este continua sendo um compromisso da administração. “Há o nosso compromisso, tanto que já incluímos no Orçamento um recurso inicial para a obra. A nossa grande dificuldade tem sido encontrar terreno para construir ou um prédio para comprar”, assinalou. Adeliana ainda lembrou a questão envolvendo o terreno doado à Univali, mas ponderou que ainda é necessário aguardar a decisão judicial.

Por fim, a prefeita Adeliana pediu aos coordenadores para que trabalhem juntos pelo USJ. “Conto com vocês, porque juntos somos mais fortes. O USJ sempre foi importante e a cidade precisa ter o USJ como seu”, ressaltou a prefeita. 

 

 

 

› FONTE: Prefeitura de São José

Comentários