Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Mulheres são homenageadas pela Câmara de Vereadores de São José

Publicado em 12/03/2014 Editoria: São José Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Durante a solenidade, as homenageadas receberam a medalha Albertina Krummel Maciel.

A noite de terça-feira (11) foi de homenagem e emoção para as mulheres na Câmara Municipal de Vereadores de São José. Foi realizada no plenário a Sessão Comemorativa pelo Dia Internacional da Mulher. Foram homenageadas 12 mulheres que receberam dos vereadores a medalha Albertina Krummel Maciel como forma de agradecimento da Casa pelo trabalho e colaboração para o desenvolvimento da cidade.

Fizeram parte da mesa o presidente da Câmara de Vereadores, Sanderson de Jesus; o vice presidente Geraldo Swiech; a vereadora Sandra Martins; a vereadora Mari Vieira; o vereador Tulio Maciel Neto, que é neto de Alebertina Krummel; a prefeita Adeliana Dal Pont; o representante da SDR da Grande Florianópolis, Flávio Bernardes; e o secretário de Assistência Social Lédio Coelho; além dos vereadores Adriano de Brito, Chico Silvy, Moacir da Silva, Neri Osvaldo do Amaral, Orvino de Ávila Coelho, Telmo Viera e Wallace de Souza (Tetê) e o filho da Albertina Krummel Maciel, Constâncio Krummel Maciel.

O secretário municipal de Assistência Social, Lédio Coelho, que como vereador foi o autor do requerimento que criou a medalha Albertina Krummel Maciel, afirmou que quando o projeto foi concebido, não imaginava que se tornaria tão importante. “A mulher, com todos os seus afazeres, é a que mais se dedica ao próximo em trabalhos voluntários”, afirmou.

Lédio também afirmou que com o trabalho da Secretaria de Assistência Social, atualmente em São José não tem nenhuma mulher na rua e aproveitou para agradecer a presença das homenageadas. “Vocês não estão aqui por acaso. Vocês representam São José”, concluiu.

O filho de Albertina, Constâncio Krummel Maciel, agradeceu ao secretário Lédio pela criação da medalha e contou um pouco da trajetória e das conquistas da mãe. “Ela foi a primeira mulher a presidir uma Câmara de Vereadores em Santa Catarina e onde estiver, está rogando bênçãos às queridas homenageadas”, concluiu.

Clara Inês Girardi Bernardes foi escolhida para falar em nome de todas as homenageadas da noite. Em seu discurso, agradeceu a lembrança e disse que todas se sentem muito orgulhosas, agradecidas e emocionadas com a medalha.

O representante da SDR da Grande Florianópolis, Flávio Bernardes, que estava representando o governador Raimundo Colombo, afirmou que é um privilégio participar da sessão que presta homenagem para pessoas queridas do município.

A prefeita Adeliana Dal Pont se disse honrada em participar da bela e emocionada sessão e contou um pouco de sua trajetória e luta para chegar ao cargo de prefeita.

“Se eu fosse homem, minha vida seria mais fácil”, ponderou, mas afirmou que sendo mulher, aprendeu a se impor, a brigar e a lutar pelo seu lugar. A prefeita agradeceu à mãe Meleria Cesa Dal Pont, que também foi homenageada, por sempre ter incentivado ela a lutar por seus objetivos e finalizou parabenizando as mulheres pela luta diária de cada uma.

No final da sessão, os vereadores Orvino de Ávila e Moacir da Silva homenagearam as vereadoras Sandra Martins e Mari Vieira com uma flor. A vereadora licenciada e secretária de Educação, Méri Hang, e a prefeita Adeliana Dal Pont também receberam flores como homenagem.


Conheça as homenageadas

- Valda Rochadel Caldeira - homenageada pelo vereador Sanderson de Jesus

- Maria Dos Santos Souza - homenageada pelo vereador Geraldo Swiech

- Elizia Coelho De Avila - homenageada pela vereadora Mari Vieira

- Gelta Kretzer Koerich - homenageada pelo vereador Túlio Maciel

- Leontina Do Nascimento Heck - homenageada pelo vereador Adriano de Brito

- Jumeri Zanetti - homenageada pelo vereador Chico Silvy

- Mônica Guesser da Silva - homenageada pelo vereador Moacir da Silva

- Rosemeri de Azevedo Borba da Rosa - homenageada pelo vereador Neri Amaral

- Meleria Cesa Dal Pont - homenageada pelo vereador Orvino Coelho de Ávila

- Clara Inês Girardi Bernardes - homenageada pelo vereador Telmo Vieira

- Celina De Altina Sagaz - homenageada pelo vereador Tetê

- Anaida De Souza - homenageada pela vereadora Sandra Martins

 

Medalha Albertina Krummel Maciel

 Nascida em São José, no dia 24 de fevereiro de 1911, foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira no legislativo josefense (1963-1967) e também a primeira mulher eleita como presidente de uma Câmara de Vereadores em Santa Catarina (1963-1964). Albertina atuou em movimentos filantrópicos em benefício de comunidades carentes. Faleceu em São José no dia 23 de novembro de 1969.

 

 

 

 

› FONTE: Prefeitura de São José

Comentários