Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Obras no trevo de Forquilhinha começam nesta segunda-feira (24), em São José

Publicado em 24/02/2014 Editoria: São José Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

O objetivo é garantir maior fluidez ao trânsito e segurança no local.

Uma das obras mais aguardadas pela população de São José começa a ser realizada nesta segunda-feira (24). As alterações no trevo de Forquilhinha têm como objetivo dar mais fluidez ao trânsito, reduzindo os congestionamentos, além de aumentar a segurança no local. As intervenções serão realizadas das 22h às 5h para não atrapalhar o tráfego de veículos.

Desde o início de 2013, a prefeita Adeliana Dal Pont vem se reunindo com a ANTT, Autopista e PRF para buscar uma solução para a região. A prefeita sempre defendeu a reabertura de, pelo menos, um dos acessos à BR fechados pela PRF, já que a mudança jogou todo o tráfego de bairros como Kobrasol e Roçado no trevo de Forquilhinha, provocando enormes congestionamentos.

Um acordo foi fechado no final do mês de outubro, quando a ANTT, a Autopista e PRF concordaram em reabrir o acesso do KM 207,6 (Morro do Avaí). Na época, também ficou acertada a mudança no trevo da Forquilhinha, com a instalação de semáforos e do binário. 

Para a prefeita, a obra reflete o devido respeito ao povo de São José. “Entendemos que a BR 101 é um importante corredor de tráfego, mas a rodovia também corta o município e não é justo que nossos moradores continuassem sendo penalizados”, destaca Adeliana Dal Pont.

A mudança

Para organizar o tráfego no local, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Autopista instalarão um sistema de semáforo no local. Além disso, também será implantado um binário. A rua Vereador Arthur Mariano, hoje mão dupla, passará a ter mão única, no sentido bairro.

Para o retorno, os motoristas seguirão pela rua Manoel Joaquim Santos até a rua 25 de Dezembro, que hoje também é mão dupla e passará a ter mão única, sentido rodovia. Para completar o binário, uma parte da rua Luiz Fagundes (até o trevo) também será transformada em mão única.

A obra será realizada em três etapas: primeiro no trevo de Forquilhinha, segundo nos acessos e terceiro na instalação dos semáforos em todos os cruzamentos. O prazo para conclusão da obra é de 60 dias. A partir da próxima quarta-feira (26), o fluxo do trânsito já deverá começar a ser remanejado.

Na tarde da última sexta-feira (21), foi realizada uma reunião, na Secretaria de Segurança, Defesa Social e Trânsito, para acertar os detalhes do início das obras. Participaram a secretária de Segurança, Defesa Social e Trânsito de São José, Andréa Pacheco, o secretário adjunto Gilmar Pedro Bento, o gerente de engenharia da Autopista Litoral Sul, Fernando Augusto Infante Araújo, o gerente de tráfego da Autopista Litoral Sul Ademir Custódio da Silva, o coordenador de obras regional da Autopista Litoral Sul Antônio Marçal Nogueira Neto e o supervisor de tráfego da Autopista Litoral Sul Ronaldo Almeida.

As mudanças nos acessos e no Trevo são de responsabilidade da Autopista Litoral Sul, concessionária do trecho da BR 101 e marginais. Já a Prefeitura de São José é responsável pelas melhorarias nas vias urbana e pela sinalização. Os trabalhos serão feitos de forma conjunta para minimizar os impactos aos usuários.

A secretária de Segurança, Defesa Social e Trânsito Andréa diz que a expectativa é dar mais fluidez e segurança no local. “O tráfego vai ser disciplinado com semáforos e com o binário para garantir melhor trafegabilidade no local”, explica.

 

 

 

› FONTE: Prefeitura de São José

Comentários