Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Agricultores alemães bloqueiam estradas em todo o país, caminhoneiros se unem aos protestos

Publicado em 11/01/2024 Editoria: Geopolitica Comente!


Quintin Gellar  Pexels

Quintin Gellar Pexels

Caminhoneiros alemães juntaram-se aos agricultores para uma semana de protestos contra um plano do governo alemão para acabar com as isenções fiscais sobre o diesel usado na agricultura, a fim de combater as “mudanças climáticas“, depois que a coalizão de três partidos do chanceler Olaf Scholz anunciar planos no mês passado para proibir uma isenção de impostos sobre automóveis para veículos agrícolas bem como o corte de incentivos fiscais para o diesel.

Os manifestantes em frente ao Portão de Brandemburgo, em Berlim, estacionaram tratores e exibiram cartazes como “Sem agricultor, sem comida, sem futuro”. O anúncio do governo faz parte de um plano para tentar consertar um buraco de 17 bilhões de euros (US$ 18,6 bilhões) no orçamento da Alemanha para 2024.

Na quinta-feira, o governo retrocedeu em parte do plano, anunciando que, embora a isenção do imposto automóvel permanecesse, os cortes nos incentivos fiscais para o gasóleo seriam escalonados ao longo de três anos. Isto fez com que os agricultores alemães não se acalmassem , cuja Associação exigiu uma reversão total e disse que avançaria com uma “semana de ação” a partir dessa segunda-feira, em que os agricultores usaram tratores para bloquear estradas de acesso nas rodovias no início do dia.

Também houve interrupções devido a comboios de tratores dentro e ao redor de algumas cidades. A produção em uma fábrica de automóveis da Volkswagen em Emden, no noroeste da Alemanha, foi interrompida porque as estradas de acesso foram bloqueadas, impedindo os funcionários de chegar ao trabalho, informou a agência de notícias alemã dpa.

Entre as manifestações em todo o país, várias centenas de tratores e outros veículos se reuniram em frente ao Portão de Brandemburgo, em Berlim.

As mudanças orçamentárias da Alemanha incluíram os polêmicos cortes, que eram ‘obrigatórios’ depois de o mais alto tribunal do país ter anulado uma decisão anterior de redirecionar quase 66 bilhões de dólares originalmente destinados a mitigar as consequências da pandemia da COVID-19 para combater as alterações climáticas e modernizar o país.

“Este só pode ser um primeiro passo”, disse Joachim Rukwied, presidente da associação de agricultores DBV, sobre o cancelamento parcial do cortes, prometendo que os agricultores protestariam contra os planos do governo “como o país nunca viu antes.”

“Exigimos a reversão completa desses aumentos de impostos sem quaisquer “ses” e “mas”… Espero que dezenas de milhares de tratores compareçam aos nossos comícios por toda a Alemanha,”, disse Rukwied à agência de notícias Bild.

A manifestação de uma semana deverá terminar com uma grande manifestação na capital alemã em 15 de janeiro. Muitos alemães temem que os protestos possam paralisar os transportes em todo o país e representar uma ameaça à segurança pública.

“Nem toda forma de protesto ajuda a causa. Isto se aplica tanto a ações de ataque quanto a bloqueios de tratores. Qualquer pessoa que ultrapasse deverá enfrentar consequências”, disse Herbert Reul, Ministro do Interior da Renânia do Norte-Vestefália, ao Rheinische Post, alertando os manifestantes para não colocarem os seus próprios interesses acima da ordem pública. Seus comentários foram feitos depois que um grupo de cerca de 100 agricultores impediu o vice-chanceler alemão, Robert Habeck, de desembarcar de uma balsa na semana passada.

 

Fonte: Thoth3126, Zero Hedge, Russia Today

 

Siga-me também no Instagram @anaexopolitica2 e no YouTube AnaExopolítica2 e AnaExopolítica2.1

Geopolítica e Exopolítica por Ana Lucia Ratuczne

Notícias, análises e história envolvendo relações de poder entre os Estados e territórios, considerando as vias políticas, diplomáticas e militares, como também o estudo político dos principais atores, instituições e processos associados à vida extraterrestre. Todas as quintas-feiras.

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários