Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Yuval Noah Harari (WEF) discute a criação de uma enorme classe de pessoas inúteis e o que deveria ser feito com elas

Publicado em 14/12/2023 Editoria: Geopolitica Comente!


LT Chan  Pexels

LT Chan Pexels

Em 2015, Yuval Noah Harari (WEF/Fórum Econômico Mundial) publicou dois livros: "Sapiens: Uma Breve História da Humanidade" e "Homo Deus: Uma Breve História do Amanhã". 
 
Pouco depois de lançar Homo Deus, Harari fez um discurso baseado em seu outro livro Sapiens no TEDTalks. Após seu discurso, Harai foi convidado a elaborar uma declaração que fez em seu livro Sapiens : "...novas classes e novas lutas de classes, assim como fez a revolução industrial."
 
Harari respondeu: “Na revolução industrial, vimos a criação de uma nova classe do proletariado urbano. E grande parte da história política e social dos últimos 200 anos envolveu o que fazer com esta classe e os novos problemas e oportunidades.”
 
“Agora, vemos a criação de uma nova classe massiva de pessoas inúteis”, disse ele.
 
“À medida que os computadores se tornam cada vez melhores em cada vez mais áreas, existe uma possibilidade distinta de que os computadores nos superem na maioria das tarefas e tornem os humanos redundantes. E então a grande questão política e económica do século XXI será: "Para que precisamos dos humanos?", ou pelo menos, "Para que precisamos de tantos humanos?”
Perguntaram então a Harari se havia respostas para essas perguntas em seu livro. Ele respondeu: “Atualmente, o melhor palpite que temos é mantê-los felizes com drogas e jogos de computador”.
 
Na sua opinião, havia apenas duas possibilidades; ambos resultariam em um grande número de pessoas inúteis. Ele disse:
 
“Uma possibilidade é a criação de uma nova classe massiva de pessoas inúteis. Outra possibilidade é a divisão da humanidade em diferentes castas biológicas, com os ricos sendo elevados a deuses virtuais e os pobres sendo degradados a este nível de pessoas inúteis.”
 
Pouco mais de dois anos depois, ele se juntou ao The Newsmakers , da emissora turca TRT . O TRT pergunta na legenda do vídeo: Graças às novas tecnologias e à inteligência artificial, alcançaremos a quase imortalidade ou o futuro da raça humana será sombrio?
 
“Os três maiores problemas da humanidade no século XXI são o perigo da guerra nuclear, o perigo das alterações climáticas e os perigos inerentes às tecnologias disruptivas, especialmente a bioengenharia e a inteligência artificial”, disse Harari.
 
“Agora estamos ganhando poderes realmente divinos de criação e destruição, assim como, de acordo com as religiões antigas, Deus tinha o poder de criar animais, plantas e humanos de acordo com seus desejos. Agora, a humanidade do século 21, com a bioengenharia e a inteligência artificial, ganha esse poder divino de projetar e fabricar vida.”
 
Segundo Harari, os principais produtos da economia do século XXI serão corpos, cérebros e mentes. "Estamos aprendendo a projetar a vida... estamos realmente nos transformando em deuses.”
 
Não é uma tecnologia absolutamente certa, não é determinística e ainda podemos fazer algo a respeito, disse ele. “Mas, se não tivermos cuidado, no próximo século – digamos, dentro de cem anos – poderemos ver a humanidade a dividir-se em moldes biológicos… Com a ascensão da bioengenharia, poderá ser possível traduzir a desigualdade econômica em desigualdade biológica e depois … veremos a humanidade dividida em castas.”
 
Ele novamente se referiu à criação da “classe inútil”.
 
“A revolução da inteligência artificial está começando a criar a classe inútil. À medida que os computadores superam os humanos em cada vez mais tarefas, é provável que os expulsem de cada vez mais empregos. E então o perigo é que teremos milhões de pessoas, mesmo milhares de milhões de pessoas, que não têm qualquer valor económico e, portanto, também não têm qualquer poder político.”
 
 
Fonte: https://expose-news.com 
 
 

Siga-me também no Instagram @anaexopolitica2 e no YouTube AnaExopolítica2 e AnaExopolítica2.1

Geopolítica e Exopolítica por Ana Lucia Ratuczne

Notícias, análises e história envolvendo relações de poder entre os Estados e territórios, considerando as vias políticas, diplomáticas e militares, como também o estudo político dos principais atores, instituições e processos associados à vida extraterrestre. Todas as quintas-feiras.

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários