Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

NASA quer tornar estudos ufológicos uma ciência real

Publicado em 23/11/2023 Editoria: Geopolitica Comente!


Marek Piwnicki  Pexels

Marek Piwnicki Pexels

Os supostos avistamentos de alienígenas espaciais têm sido relegados à pseudociência, mas a NASA está pronta para trazê-los para o domínio científico .

Representantes da agência falaram na quinta-feira (14/09) sobre um relatório recém-publicado no qual uma equipe de estudo independente descreve maneiras de avançar na investigação científica de fenômenos anômalos não identificados, ou UAP. (A sigla também pode significar “fenômenos aéreos não identificados”. E, em ambos os casos, é considerada uma mudança de marca do termo “objetos voadores não identificados” ou “OVNIs”, que elimina o estigma).

O relatório não foi elaborado para explicar esses avistamentos ou para determinar se os alienígenas são reais , enfatizaram os palestrantes durante uma entrevista coletiva realizada em conjunto com a publicação do estudo. “É essencial esclarecer, com base em nossas descobertas e metodologia atuais, que não encontramos nenhuma evidência que sugira que os OVNIs sejam de origem extraterrestre”, disse David Spergel, astrofísico e presidente da Fundação Simons, que presidiu o esforço encomendado pela NASA. “No entanto, nosso foco é compreender o fenômeno, independentemente da fonte.”

A NASA anunciou o estudo independente em junho de 2022 e selecionou seus 16 membros em outubro passado. O painel foi convidado a abordar questões como quais dados existentes poderiam ser usados &8203;&8203;na busca para compreender os UAPs, que outros tipos de dados deveriam ser coletados e quais análises científicas poderiam ajudar os pesquisadores a compreender esses fenômenos. Em suma, o objectivo dos membros era imaginar um papel que a NASA pudesse desempenhar na investigação destes avistamentos .

“A NASA procura o desconhecido no ar e no espaço”, disse Bill Nelson, administrador da NASA, durante a coletiva de imprensa. “A principal conclusão do estudo é que há muito mais para aprender.”

As respostas a esses pontos constituem a maior parte do relatório. Por exemplo, o painel pede o uso da frota existente de satélites de observação da Terra da NASA, que operam com uma resolução muito baixa para coletar avistamentos de OVNIs diretamente, para avaliar as condições ambientais locais em torno de avistamentos convincentes.

O relatório também sugere que a experiência da NASA no tratamento e análise de imensos conjuntos de dados torna a agência bem posicionada para catalogar observações de OVNIs e convertê-las, quando possível, em formatos mais padronizados e cientificamente robustos. O relatório observa ainda que a NASA poderia aproveitar sua experiência institucional com inteligência artificial e técnicas de aprendizado de máquina para informar também seu trabalho com UAPs.

“Usamos IA, ou inteligência artificial, e aprendizado de máquina em todo o nosso portfólio científico da NASA”, disse Nicola Fox, administrador associado da Diretoria de Missões Científicas da NASA, durante a entrevista coletiva. Essas técnicas, disse Fox, podem melhorar drasticamente os esforços para descobrir pistas “enterradas nos dados”.

No momento, pode-se dizer que os estudos de OVNIs enfrentam o problema oposto: não ter dados suficientes para examinar . Em resposta, funcionários da NASA na coletiva de imprensa expressaram interesse em desenvolver um portal online – talvez um aplicativo para smartphone – para o público enviar dados de alta qualidade sobre supostos avistamentos de OVNIs. Spergel comparou a ideia à mensagem comum de segurança pública de “veja algo, diga alguma coisa”.

“Acho que, neste contexto, resumiríamos assim: se você vir algo, colete dados de alta qualidade sobre isso, porque então poderemos aprender”, disse ele.

Fonte: scientificamerican.com

 

Siga-me também no Instagram @anaexopolitica2 e no YouTube AnaExopolítica2 e AnaExopolítica2.1

Geopolítica e Exopolítica por Ana Lucia Ratuczne

Notícias, análises e história envolvendo relações de poder entre os Estados e territórios, considerando as vias políticas, diplomáticas e militares, como também o estudo político dos principais atores, instituições e processos associados à vida extraterrestre. Todas as quintas-feiras.

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários