Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

BRICS ultrapassam G7 em poderio econômico

Publicado em 16/11/2023 Editoria: Geopolitica Comente!


A rápida ascensão dos Brics está transformando a economia global, com a participação do grupo no PIB mundial em termos de paridade de poder de compra (PPC) devendo subir muito além da das principais economias avançadas do Grupo dos Sete (G7), informou a Bloomberg esta semana.
 
Atualmente, o Brics é composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, mas o grupo será acompanhado em janeiro por Argentina, Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.
 
O clube do G7 de países industrializados e desenvolvidos é composto pelos EUA, Canadá, Reino Unido, França, Itália, Alemanha e Japão.
 
O relatório indicou que os Brics expandidos já são maiores do que o G7. Em 2022, o bloco respondeu por 36% da economia global, contra 30% do grupo de economia avançada.
 
"Nossas previsões sugerem que uma força de trabalho em expansão e amplo espaço para recuperação tecnológica aumentarão a participação do BRICS+ para 45% até 2040, em comparação com 21% para as economias do G7. Com efeito, o BRICS+ e o G7 terão trocado de lugar em tamanho relativo entre 2001 e 2040", escreveu a Bloomberg.
 
O veículo também destacou que o grupo econômico ampliado do Brics conterá alguns dos maiores exportadores de petróleo do mundo, ou seja, Arábia Saudita, Rússia, Emirados Árabes Unidos e Irã, bem como alguns de seus maiores importadores – China e Índia.
 
"Se ele (Brics) conseguir transferir alguma liquidação de transações de petróleo para outras moedas, isso pode ter um efeito cascata sobre a participação do dólar no comércio internacional e nas reservas cambiais globais", acrescentou o relatório, observando que os membros do Brics têm trabalhado ativamente para abandonar o dólar em seu comércio.
 
Ao destacar as vantagens dos Brics, como seu tamanho, diversidade e ambição, o relatório também apontou alguns dos desafios enfrentados pelo grupo, incluindo a desaceleração econômica da China, a incapacidade de se afastar do petrodólar em um futuro próximo, bem como uma "relutância" em promover uma única alternativa.
 
"Os Brics mudarão o mundo, mas talvez mais por causa de sua participação crescente no PIB e sistemas políticos e econômicos divergentes do que por meio da realização dos grandes planos dos formuladores de políticas." Concluiu a Bloomberg.
 
Fonte: www.rt.com.br
 
Siga-me também no Instagram @anaexopolitica2 e no YouTube AnaExopolítica2 e AnaExopolítica2.1
 
Geopolítica e Exopolítica por Ana Lucia Ratuczne
 
Notícias, análises e história envolvendo relações de poder entre os Estados e territórios, considerando as vias políticas, diplomáticas e militares, como também o estudo político dos principais atores, instituições e processos associados à vida extraterrestre. Todas as quintas-feiras.

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários