Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Discurso de Valdai de Putin: O futuro multipolar chegou e a Rússia veio para ficar

Publicado em 26/10/2023 Editoria: Geopolitica Comente!


Sputnik

Sputnik

O presidente russo, Vladimir Putin, fez um discurso no dia 5 de outubro na sessão plenária da 20ª reunião do Clube Internacional de Discussão Valdai, em Sochi, enfatizando as mudanças tectônicas e irreversíveis que estão ocorrendo na ordem global.

Há dezasseis anos, na Conferência de Segurança de Munique de 2007, Putin disse aos líderes ocidentais que o tipo natural de sistema internacional é a multipolaridade, mostrando claramente que a Rússia se oporia ao domínio unipolar dos EUA. O momento da verdade chegou e a hegemonia dos EUA está a desaparecer diante dos nossos olhos enquanto um novo mundo multipolar está a emergir, segundo o professor Joe Siracusa , cientista político e reitor de Futuros Globais da Curtin University.

Durante o seu discurso em Valdai, Putin delineou seis princípios aos quais a Rússia quer aderir e oferece a outras nações a adesão. 

Em primeiro lugar , queremos viver num mundo aberto e interligado, no qual ninguém alguma vez tentará erguer barreiras artificiais à comunicação das pessoas, à sua realização criativa e à prosperidade. Deve haver um ambiente sem barreiras", disse Putin.

segundo princípio é a diversidade do mundo, que não só deve ser preservada, mas também deve ser a base do desenvolvimento universal.

terceiro princípio, segundo o chefe de Estado russo, é a representatividade máxima: “Ninguém tem o direito ou pode governar o mundo para outros ou em nome de outros. enfatizou.

Em quarto lugar, está a segurança universal e a paz duradoura que tenha igualmente em conta os interesses dos grandes estados e dos pequenos países. Para conseguir isto, é importante libertar as relações internacionais da mentalidade de bloco e do legado sombrio da era colonial e da Guerra Fria, segundo Putin.

quinto princípio é a justiça para todos: «A era da exploração de qualquer pessoa – já o disse duas vezes – é uma coisa do passado. Os países e os povos estão claramente conscientes dos seus interesses e capacidades e estão prontos a confiar em si próprios, e isto multiplica a sua força. Todos devem ter acesso aos benefícios do desenvolvimento moderno", enfatizou Putin.

sexto princípio é a igualdade: ninguém deve ser forçado a obedecer aos que são mais ricos ou mais poderosos à custa do seu próprio desenvolvimento e dos interesses nacionais, segundo o presidente russo.

"O modelo civilizacional referido no discurso de Putin parece ancorado em princípios – tais como relações não coloniais; atitudes não paternalistas; respeitosas pela diversidade enraizada nas diversas tradições – que exigirão um enorme trabalho para gerar novas relações internacionais partilhadas. normas", disse Paolo Raffone , analista estratégico e diretor da Fundação CIPI em Bruxelas, à Sputnik.

Putin não culpa o povo do Ocidente ou os seus governos pelo desenrolar da crise global, mas sim as elites corruptas, ou interesses particularmente corruptos dentro destas elites permanentes, de acordo com Siracusa.

“Ele está realmente dizendo a esses outros públicos para responsabilizarem as elites. E, claro, as elites que precisam de uma guerra de escolha ou necessidade, uma guerra eterna para continuar, etc., etc.. Quero dizer, a maioria das grandes indústrias da América, Boeing, Northrop, Raytheon, etc., dependem de uma guerra contínua. Com quem? Não faz diferença. Tem uma espécie de produção bélica. Essa tem sido a essência da prosperidade americana desde a década de 1950", enfatizou o estudioso. 

"O discurso geral deu uma imagem firme do Sr. Putin, que também demonstrou uma situação confortável para a Rússia", disse Raffone. “Eu sintetizaria em poucas palavras: "A Rússia superou desafios críticos e veio para ficar." Sublinhou que “a Rússia é o maior Estado do planeta” e sublinhou que “embora a civilização russa não tenha fronteiras, a civilização russa pode existir porque existe o Estado russo”. Isto dá a impressão da estabilidade e projeção russa no mundo."

Suracusa chamou a atenção para o facto de o presidente russo “deixar muito claro às elites que a Rússia não está interessada em ganhos territoriais na Europa Central e Oriental”

No que diz respeito à capacidade nuclear da Rússia , Putin não demonstrou qualquer intenção “de se desviar da abordagem de dissuasão, apesar de os EUA não cumprirem legalmente o tratado”, observou o analista estratégico.

“Ele explicou que a superioridade russa em armas nucleares constitui um impedimento suficiente para qualquer um que imagine o uso de cabeças nucleares contra a Rússia ou ameace a existência do Estado russo”, disse Raffone.

“Não há situação em que, digamos, hoje algo possa ameaçar o Estado russo e a existência do Estado russo”, disse o presidente.

“A Rússia (e a China) apoiaram muitos processos de descolonização e movimentos de libertação nacional”, enfatizou Raffone. "Os novos Estados independentes foram recolonizados utilizando a "ordem baseada em regras" mas hoje muitos estão a reagir. O grande interesse pelos BRICS+ mostra que hoje muitos países e povos procuram alternativas concretas ao mundo dominado pelo Ocidente."

"O Sr. Putin tem sido muito sombrio em relação às perspectivas económicas europeias. Muito menos em relação aos EUA. A recessão europeia e as dificuldades sociais são um facto. Quanto mais os europeus continuarem a servir os interesses americanos, mais sombria será a sua perspectiva", concluiu Raffone.

 

Fonte: Sputnikglobe.com

 

Siga-me também no Instagram @anaexopolitica2 e no YouTube AnaExopolítica2 e AnaExopolítica2.1

Geopolítica e Exopolítica por Ana Lucia Ratuczne

Notícias, análises e história envolvendo relações de poder entre os Estados e territórios, considerando as vias políticas, diplomáticas e militares, como também o estudo político dos principais atores, instituições e processos associados à vida extraterrestre. Todas as quintas-feiras

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários