Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Contra-ofensiva ucraniana terminará em semanas. Ucrânia perde ‘centenas’ de homens em ataque fracassado

Publicado em 22/06/2023 Editoria: Geopolitica Comente!


Pexels

Pexels

As forças militares de Kiev esgotarão suas capacidades ofensivas em julho se a atual taxa de baixas ucranianas persistir, disse o chefe do Comitê de Defesa da Duma Estatal da Rússia, Andrey Kartapolov, na terça-feira.

As tropas ucranianas perderam cerca de 900 soldados entre mortos e feridos apenas nas últimas 24 horas. Segundo Kartapolov, eles também perderam nove tanques e dezenas de veículos blindados no mesmo período. 

“Se continuar nesse ritmo, acredito que terminaremos de repelir [essa ofensiva] em três semanas e passaremos nós mesmos para ações dinâmicas”, previu o parlamentar em uma aparição no programa ‘Solovyov Live’.

Todas as táticas que eles usaram não funcionaram até agora”, disse ele. As tropas de Kiev não avançaram além da zona de segurança da área de defesa avançada russa e nem chegaram à primeira linha de defesa, acrescentou o parlamentar.

De acordo com o Ministério da Defesa da Rússia, mais de 600 militares ucranianos foram mortos nas últimas 24 horas, enquanto as tropas de Kiev continuavam seus ataques às posições russas. As forças ucranianas também perderam dezenas de veículos blindados, bem como uma dúzia de peças de artilharia, incluindo pelo menos três obuseiros M777 fabricados nos EUA, revelou o ministério em seu briefing diário na terça-feira.

A ofensiva em larga escala de Kiev começou em 4 de junho. As tropas ucranianas sofreram pesadas baixas nos ataques, que foram repelidos pelas forças russas, segundo o Ministério da Defesa russo. Na semana passada ele disse que 7.500 soldados da linha de frente de Kiev foram mortos ou feridos. O presidente russo, Vladimir Putin, também disse na semana passada que Kiev havia perdido até 30% do equipamento pesado fornecido pelo Ocidente.

Soldados ucranianos capturados disseram às tropas russas que foram “enganados”  por seus comandantes com promessas de reforços e enganados sobre o verdadeiro poder de fogo das forças russas na área. “Caso contrário”, disse o ministério em comunicado, “não haveria ninguém disposto a lançar uma ofensiva”.

Em imagens de vídeo divulgadas pelo ministério, um ucraniano capturado descreveu uma situação de “completa incompetência” no terreno, na qual as brigadas operam lado a lado sem comunicação cruzada e os comandantes conscientemente enviam tanques alemães Leopard e veículos de combate de infantaria Bradley dos EUA direto para o alcance dos mísseis antitanque russos.

O soldado capturado afirmou que seus comandantes não conseguiram remover os corpos das linhas ucranianas e que alguns cadáveres foram deixados para se decompor desde que a contra-ofensiva começou há quase duas semanas. “É só um pesadelo”, disse o soldado. “Um verdadeiro moedor de carne.”

A tão prometida contra-ofensiva da Ucrânia começou em 5 de junho com um ataque fracassado às posições russas perto de Donetsk. Onda após onda de ataques se seguiram, todos os quais as forças russas conseguiram repelir antes que seu labirinto de trincheiras, campos minados e fortificações pudesse ser violado. 

A vice-ministra da Defesa da Ucrânia, Anna Malyar, disse na terça-feira que, embora a situação no campo de batalha “seja bastante difícil” no momento, o “maior golpe” de Kiev contra as forças russas “ainda está por vir”.

 

Fonte: Russia Today

 

Siga-me também no Instagram @anaexopolitica2 e no YouTube AnaExopolítica2 e AnaExopolítica2.1

Geopolítica e Exopolítica por Ana Lucia Ratuczne

Notícias, análises e história envolvendo relações de poder entre os Estados e territórios, considerando as vias políticas, diplomáticas e militares, como também o estudo político dos principais atores, instituições e processos associados à vida extraterrestre.

 

Todas as quintas-feiras, sendo Geopolítica nas três primeiras semanas e Exopolítica na última quinta-feira de cada mês.

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários