Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

De volta aos velhos truques: novos vazamentos de inteligência expõem a espionagem americana do chefe da ONU, Gutteres

Publicado em 20/04/2023 Editoria: Geopolitica Comente!


Pexels

Pexels

Entre os documentos classificados supostamente vazados pelo Guarda Nacional Aéreo dos EUA Jack Teixeira, como parte de um grande tesouro, está um que expõe como os EUA estão espionando atentamente o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, e está profundamente infeliz por ele estar se envolvendo com Moscou.

Vários arquivos que Teixeira compartilhou com outros membros de um bate-papo privado no Discord, uma ação que pode levá-lo a uma prisão supermax dos EUA pelo resto de sua vida, mostram que Washington está de olho em todas as comunicações privadas confidenciais de Guterres. Um o acusa de “acomodar a Rússia para preservar [o] acordo de grãos”. De acordo com a “inteligência de sinal derivada da FISA”, Guterres está “tomando medidas para acomodar a Rússia em um esforço para proteger a Black Sea Grain Initiative (BSGI)”.

“[Guterres] considera [o BSGI] um sucesso fundamental da ONU e a chave para lidar com a insegurança alimentar global, e suas ações estão minando os esforços mais amplos para responsabilizar Moscou por suas ações na Ucrânia. No início de fevereiro, ele instou o ministro das Relações Exteriores da Rússia [Sergey] Lavrov em uma carta a renovar o BSGI antes que seu prazo expire em 18 de março e Guterres enfatizou seus esforços para melhorar a capacidade de exportação da Rússia, mesmo que isso envolva entidades ou indivíduos russos sancionados. ”

O documento provavelmente foi escrito no final de fevereiro ou início de março, antes que a Rússia e a Ucrânia concordassem em estender o acordo de grãos. Para intermediar isso, a ONU disse que facilitaria a exportação de fertilizantes e grãos russos, que foram bloqueados por sanções ocidentais, apesar das isenções para produtos agrícolas. Desde a retomada, vários governos rejeitaram o fluxo de grãos da Ucrânia devido à sua baixa qualidade.

Numerosos outros documentos vazados contêm relatos de conversas privadas de Guterres com assessores sobre assuntos e reuniões diplomáticas, juntamente com comentários de oficiais de inteligência dos EUA. Alguns sugerem que seu relacionamento com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, está longe de ser cordial. Um documento referente às suas viagens ao Iraque e Qatar no início de março indica que ele “não estava feliz” com a perspectiva de viajar para Kiev dias depois de retornar de Doha, apesar do pedido do governo ucraniano .

Não se sabe por que Guterres resistiu em visitar Kiev, mas a viagem foi em frente e incluiu uma reunião privada com Zelensky e uma coletiva de imprensa conjunta em 8 de março. O secretário-geral da ONU lamentou ter ido. Outro documento registra uma conversa entre Guterres e seu porta-voz pessoal, Stephane Dujarric, na qual ele estava “muito chateado” com uma inesperada cerimônia pública em homenagem ao Dia Internacional da Mulher durante a visita.

O documento indica que assessores discutiram posteriormente como Zelensky havia promovido o evento, que incluía a entrega de medalhas a soldados uniformizados, para Guterres sem aviso ou seu consentimento, e posteriormente postou fotos e vídeos enganosos que davam a entender que ele estava parabenizando militares ucranianos ao lado do presidente. Está registrado no arquivo que o secretário-geral da ONU “enfatizou que fez questão de não sorrir o tempo todo” em conversas posteriores com assessores.

“[Guterres] não está surpreso com o fato de que as pessoas o estão espionando e ouvindo suas conversas privadas”,comentou Dujarric sobre os vazamentos. “O que é surpreendente é a má conduta ou incompetência que permite que tais conversas privadas sejam distorcidas e se tornem públicas”, acrescentou o porta-voz.

A falta de surpresa de Guterres por ser espionado pelos EUA é compreensível, dada a história de espionagem do país visando a ONU e seus altos funcionários. O estatuto de fundação da organização é o produto dessa atividade. 

Os EUA tentaram manipular a forma e o conteúdo da ONU conduzindo operações de espionagem contra os signatários da carta, interceptando o tráfego de cabo codificado de e para outros membros. Isso concedeu aos EUA um conhecimento prévio íntimo das posições de negociação de todos os 49 países. O acadêmico Stephen Schlesinger diz que os EUA foram capazes de “escrever a Carta da ONU principalmente de acordo com seu próprio projeto” por meio dessa operação.

Desde então, os EUA foram repetidamente pegos espionando a ONU. Em 2003, enquanto o Conselho de Segurança se preparava para votar sobre a Guerra do Iraque, a NSA conduziu uma campanha de “truques sujos” contra as delegações em Nova York para ganhar votos a favor da intervenção. Isso incluiu a interceptação dos telefones residenciais e do escritório e dos e-mails dos delegados. 

Um memorando do chefe da NSA falava em intensificar as operações de coleta de informações “particularmente dirigidas a... membros do Conselho de Segurança da ONU” menos os EUA e o Reino Unido, para obter informações atualizadas para funcionários do governo Bush sobre as intenções de voto de membros da ONU sobre a questão do Iraque.

Então, em 2010, foi revelado que Washington estava conduzindo uma operação secreta de inteligência visando a liderança da ONU, incluindo o então secretário-geral Ban Ki-moon e representantes permanentes do Conselho de Segurança da China, Rússia, França e Reino Unido. Uma diretiva confidencial foi emitida para diplomatas americanos sob o nome de Hillary Clinton no ano anterior, exigindo detalhes técnicos forenses sobre sistemas de comunicação usados &8203;&8203;por funcionários da ONU, incluindo senhas, chaves de criptografia pessoal e até informações biométricas detalhadas e números de cartão de crédito.

 

Fonte: https://www.rt.com/news/575021-us-spying-on-un-chief/

 

Siga-me também no Instagram @anaexopolitica2 e no YouTube AnaExopolítica2 e AnaExopolítica2.1

Geopolítica e Exopolítica por Ana Lucia Ratuczne

Notícias, análises e história envolvendo relações de poder entre os Estados e territórios, considerando as vias políticas, diplomáticas e militares, como também o estudo político dos principais atores, instituições e processos associados à vida extraterrestre.

Todas as quintas-feiras, sendo Geopolítica nas três primeiras semanas e Exopolítica na última quinta-feira de cada mês.

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários