Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

China pronta para aumentar a cooperação militar com a Rússia

Publicado em 06/04/2023 Editoria: Geopolitica Comente!


Lucas George Wendt  Pexels

Lucas George Wendt Pexels

A China está pronta para fortalecer a cooperação com os militares russos, a fim de defender conjuntamente a justiça internacional, a paz e a segurança, afirmou o porta-voz do Ministério da Defesa chinês, Tan Kefei, na quinta-feira. 

O anúncio ocorre após uma cúpula entre o presidente Xi Jinping e seu colega russo, Vladimir Putin, em Moscou no início deste mês. Os dois líderes reafirmaram os princípios de parceria entre suas nações e concordaram em melhorar as relações bilaterais e a coordenação militar. 

Segundo Tan, a China está “disposta a trabalhar em conjunto com os militares russos para implementar plenamente o importante consenso alcançado pelos dois chefes de Estado”. Isso inclui fortalecer ainda mais a comunicação e a coordenação estratégicas, acrescentou.  

O diplomata afirmou que as duas nações pretendem organizar regularmente patrulhas marítimas e aéreas conjuntas, bem como realizar exercícios de treinamento e fortalecer diversas outras áreas de cooperação. Segundo Tan, o objetivo é “aprofundar a confiança mútua militar” com a Rússia para ajudar a garantir a justiça internacional e fazer novas contribuições para a segurança internacional e regional. Isso “serviria para a construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade”, afirmou.

Tan observou as relações cada vez mais fortes entre Moscou e Pequim, mas insistiu que elas não equivalem a uma aliança político-militar no estilo da Guerra Fria. Segundo o porta-voz, os laços “transcendem este modelo de relações estatais” e têm uma natureza de “não alinhamento, não confronto e não visação de terceiros países”. 

Os EUA, por sua vez, classificaram os crescentes laços entre a Rússia e a China como "muito preocupantes". As autoridades também descreveram a China como um “desafio”, com o Pentágono solicitando um orçamento de defesa para 2024 de até US$ 842 bilhões.  

Durante sua coletiva de imprensa, Tan argumentou que a China é um “construtor da paz mundial” e “contribuidor para o desenvolvimento global”. Em contraste, ele afirmou que os EUA usam seu gigantesco orçamento de defesa – que é o mais alto do mundo – para “travar guerras e criar turbulência em todos os lugares”, tornando-se assim “a maior ameaça à paz, segurança e estabilidade mundiais”.

 

Fonte: https://www.rt.com/news/573857-china-russia-military-cooperation/

 

 

Siga-me também no Instagram @anaexopolitica2 e no YouTube AnaExopolítica2 e AnaExopolítica2.1

Geopolítica e Exopolítica por Ana Lucia Ratuczne

Notícias, análises e história envolvendo relações de poder entre os Estados e territórios, considerando as vias políticas, diplomáticas e militares, como também o estudo político dos principais atores, instituições e processos associados à vida extraterrestre.

Todas as quintas-feiras, sendo Geopolítica nas três primeiras semanas e Exopolítica na última quinta-feira de cada mês.

 

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários