Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

União Europeia ameaça Twitter por "Liberdade de Expressão"

Publicado em 03/11/2022 Editoria: Geopolitica Comente!


Pexels

Pexels

Thierry Breton. comissário da União Europeia avisou o novo dono da plataforma que  “o pássaro terá que voar pelas nossas regras” na Europa. O tweet comemorativo de Elon Musk ao concluir sua aquisição de US$ 44 bilhões do Twitter aparentemente atingiu um alto funcionário da UE, que alertou o bilionário que, pelo menos na Europa, o discurso não será totalmente livre na plataforma de mídia social.

A troca de ‘farpas’ entre Musk e Thierry Breton, comissário da UE para o mercado interno, começou na noite de quinta-feira, depois que o bilionário fechou sua controversa aquisição do Twitter. Musk postou um tweet dizendo: “O pássaro está livre”, aparentemente aludindo ao mascote da empresa e seus planos de tornar a plataforma um bastião da liberdade de expressão. Breton respondeu algumas horas depois, dizendo: “Na Europa, o pássaro voará de acordo com nossas regras”.

A Lei de Serviços Digitais da UE, que foi aprovada no início deste ano, exigirá que as principais plataformas de mídia social tenham fortes sistemas de moderação de conteúdo que possam censurar rapidamente materiais como “discurso de ódio”, incitação ao terrorismo e informações que os burocratas do bloco consideram ser falsas. 

Quando a nova lei entrar em vigor em 2024, as multas por violações chegarão a 6% da receita anual da empresa, o que equivale a mais de US$ 300 milhões no caso do Twitter.

Desde que revelou sua oferta de aquisição do Twitter em abril, Musk se declarou um “absolutista da liberdade de expressão” e falou repetidamente sobre a necessidade de uma democracia funcional para permitir que os cidadãos falem livremente sem serem censurados. 

Ele disse na quinta-feira que estava comprando o Twitter porque era “importante para o futuro da civilização ter uma praça digital comum, onde uma ampla gama de crenças possa ser debatida de maneira saudável, sem recorrer à violência e à censura”.

Críticos, incluindo funcionários perturbados do Twitter, levantaram temores de que Musk torne a plataforma “insegura” ao permitir conteúdo “prejudicial”. Em maio, mais de duas dúzias de grupos ativistas, incluindo organizações financiadas pelo bilionário George Soros, pediram aos anunciantes do Twitter que boicotassem o Twitter se Musk completasse sua aquisição da empresa. Os grupos chamaram o acordo de “ameaça direta à segurança pública”.

Musk postou uma mensagem aberta aos anunciantes na quinta-feira, garantindo-lhes que o Twitter não se tornaria “um inferno livre para todos, onde qualquer coisa possa ser dita sem consequências”. Ele disse que a empresa cumpriria todas as leis aplicáveis &8203;&8203;e seria “afetuosa e acolhedora para todos”. Mas ele também falou em comprar a empresa porque ama a humanidade e vê a necessidade de um mercado aberto de idéias e livre de censura prévia.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, expressou dúvidas em abril de que uma “paleta completa” de opiniões seria permitida em qualquer plataforma de mídia social ocidental. “Já ouvimos da Europa que eles não permitirão liberdade absoluta lá”, disse ele, referindo-se a um aviso anterior de Breton a Musk. 

Na época, o comissário disse ao Financial Times: “Pelo menos sabemos o que dizer a ele: Elon, existem regras. Você é bem-vindo, mas estas são as nossas regras. Não são as suas regras que se aplicam aqui”.

 

 

Fontes:

Russia Today

Thoth3126

 

Geopolítica e Exopolítica por Ana Lucia Ratuczne

Siga-me também no Instagram @anaexopolitica2 e no YouTube AnaExopolítica2 e AnaExopolítica2.1

Notícias, análises e história envolvendo relações de poder entre os Estados e territórios, considerando as vias políticas, diplomáticas e militares, como também  o estudo político dos principais atores, instituições e processos associados à vida extraterrestre.

Todas as quintas-feiras, sendo Geopolítica nas três primeiras semanas e Exopolítica na última quinta-feira de cada mês.

 

 

 

 

 

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários