Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Educação oferece Formação Maker para professores

Publicado em 02/06/2022 Editoria: São José Comente!


 

Metodologia "aprender fazendo" já está sendo aplicada nos processos de aprendizagem em sala de aula

 

Mais 90 profissionais da rede municipal de ensino de São José estão sendo capacitados para utilização em sala de aula da Metodologia Maker, que é o aprender fazendo. "Estamos capacitando os professores para a inserção da cultura maker nos processos de aprendizagem, de forma multidisciplinar. A Educação Maker proporciona muitos benefícios, como: interesse dos estudantes, aprendizagem criativa e pensamento crítico, posicionando o aluno como protagonista nesse processo", explicou a secretária Municipal de Educação, Ana Cristina Hoffmann.

 

No curso, os profissionais aprendem sobre robótica, eletricidade, produção de maquetes, edição de vídeos, programação e elaboração de plano de aula com Metodologia Maker.

 

A formação tem duração de 24 horas, divididas em três dias consecutivos. A próxima turma participará da capacitação nos dias 28, 29 e 30 de junho. "Com atividades práticas, os professores percebem que não precisam de muitos recursos para ser Maker. Não devemos nos prender a objetos já prontos. Precisamos ser criativos para despertar essa ludicidade e proatividade nos estudantes", pontuou o professor do Senai, João Dias Antunes Bucciano, que ministrou o curso.

 

De volta à sala de aula, a auxiliar de ensino Maria Laura da Silva, que atua no Centro de Educação Municipal (CEM) Santa Terezinha, em Forquilhas, percebeu como é ser aluno novamente. "Nós ficamos radiantes com a Educação Maker e os nossos alunos também vão ficar. A metodologia traz criatividade para dentro da escola e favorece o convívio em equipe. Nosso grupo, por exemplo, desenvolveu um super-herói com materiais recicláveis. Além da sustentabilidade, nosso plano de aula abrangeu: arte, cultura, leitura e escrita, pois contempla desenho do super-herói, descrição das características desse personagem, entre outros recursos que dialogam com diferentes áreas do conhecimento", citou.

 

Movimento Geração do Futuro

A formação faz parte do Movimento Geração do Futuro para preparar os estudantes para a nova economia global, iniciativa da Prefeitura de São José em parceria com Acate (Associação Catarinense de Tecnologia), Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina) e Sesi/Senai.

 

Os investimentos são complementados com modernização tecnológica das unidades escolares. Neste ano, os CEMs receberam chromebooks, as unidades também estão passando por reestruturação da rede lógica e a Prefeitura inaugurou dois Laboratórios Google, que são espaços ideais para estudos de forma colaborativa.

 

Na sala de aula, a Metodologia Maker já se faz presente. Ano passado foram 90 profissionais capacitados e neste ano a Secretaria Municipal de Educação – em parceria com o Senai – está desenvolvendo o curso Maker Startup Teens para os 9º anos do Ensino Fundamental. Um projeto-piloto também está sendo executado na Escola Básica Municipal Professor Altino Corsino da Silva Flores, na comunidade Procasa, em Barreiros, com todas as turmas do 1º ao 9º ano.

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários