Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Parque Ambiental dos Sabiás e Escola Municipal do Meio Ambiente fazem oficinas sobre manejo do solo e plantio

Publicado em 31/03/2022 Editoria: São José Comente!


 

São José: Distribuição de mudas e ensinamentos marcam comemorações do aniversário de 22 anos

 

Com uma muda de alface em mãos, o estudante Nicolas dos Santos Gonçalves, de 9 anos, aprendeu na prática sobre o plantio de hortaliças, produção de adubo orgânico com compostagem e sobre o uso correto do solo. "Eu vou plantar em casa e ensinar todos para fazerem assim também", contou empolgado o aluno do 4º ano do Centro Educacional Municipal (CEM) Santa Terezinha.

 

As oficinas que Nicolas participou integram a programação de aniversário de 22 anos do Parque Ambiental dos Sabiás e da Escola Municipal do Meio Ambiente, localizados no bairro Forquilhas, em São José. As atividades comemorativas iniciaram às 9h e seguem até as 16h desta segunda-feira (28), em uma organização da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (FMADS), gestoras dos espaços. Da programação, constam também plantio de árvores, explanação sobre produção de cogumelos e flores comestíveis e até passeio a cavalo com o Xerife e o Dragon, em uma parceria com a Polícia Militar Montada para aproximar a comunidade dos órgãos de segurança e estreitar a relação com os animais.

 

Educação, meio ambiente e lazer juntos

Em uma área de reserva da Mata Atlântica de 35 hectares, equivalente a 50 campos de futebol, o Parque Temático Ambiental dos Sabiás e a Escola Municipal do Meio Ambiental estão a apenas 10 km do Kobrasol. Os locais são destinados à educação ambiental, ao lazer e à pesquisa científica.

 

No Parque, os visitantes podem caminhar pela trilha, contemplar o açude, o viveiro de mudas, o canteiro de horta e plantas medicinais e até pegar sua muda para plantar em casa. "É um espaço para relaxar e se conectar com a natureza", explicou a diretora de unidades de conservação da FMADS, Mariana Zucchi.

 

Por dia, cerca de 100 pessoas frequentam o Parque. Roseth Martins dos Santos, moradora do Loteamento Lisboa, em Forquilhas, trouxe o filho Guilherme, de 5 anos, para curtir o espaço pela segunda vez. "Nós adoramos. É uma terapia para nós. O Guilherme estava ansioso para ver e quem sabe até andar de cavalo", disse enquanto aguardava a chegada da equipe da Cavalaria.

 

O Parque tem entrada gratuita e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

 

Já as atividades da Escola Municipal do Meio Ambiente focam na educação ambiental para os estudantes da rede municipal de ensino de São José, mediante agendamento prévio. O espaço físico da escola dispõe ainda de auditório e de laboratório didático. "Contamos com vários espaços de aprendizagem.

 

O interessante é que muitos ensinamentos são repassados por experimentação, como feito hoje pelos professores da Escola do Meio Ambiente e os professores convidados da Ambiental Escola do Mar que explanaram sobre uso do solo com maquetes e simulação de água da chuva sobre o solo com vegetação ou sem vegetação. O aluno vendo essa situação em realidade reduzida faz a diferença para a aplicação no dia a dia", detalhou a diretora da Escola Municipal do Meio Ambiente, Cinthya Regina Persike.

 

Nesses 22 anos de atuação, cerca de 160 mil estudantes foram atendidos pela Escola Municipal do Meio Ambiente.

 

Referência em educação ambiental, a Escola foi reconhecida com a concessão de diversos prêmios, como Prêmio IMA de Educação Ambiental, Prêmio Friz Muller, Troféu Onda Verde – Prêmio Expressão de Ecologia e agora é finalista junto com a Ambiental Escola do Mar do Prêmio Nana Mininni Medina.

 

O espaço também serviu de cenário para o desenvolvimento das atividades do Projeto Escola do (Im) Possível, que levou as crianças a refletirem sobre os impactos ambientais de hoje para o futuro. O projeto fez tanto sucesso que foi apresentado na COP 26 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, em Glasgow, na Escócia) ano passado e deve contemplar mais escolas da rede municipal neste ano letivo.

 

"Não há dúvida que educação e meio ambiente devem caminhar juntos para aprendermos a viver de forma sustentável e em harmonia com a natureza", finalizou a secretária Municipal de Educação, Ana Cristina Hoffmann.

 

Parque Ambiental dos Sabiás

Rua Francisco Inácio do Nascimento, s/n, em Forquilhas, São José.

Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Atrações: trilha, açude, viveiro de mudas, canteiro de horta e plantas medicinais e distribuição de mudas.

Entrada gratuita

Dica: use roupas e calçados confortáveis e leve água, protetor solar e repelente.

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários