Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Corte de bolo no Centro Histórico marca os 272 de São José

Publicado em 24/03/2022 Editoria: São José Comente!


Programação do aniversário segue até dia 26 com eventos em diversas áreas

Com diversos eventos planejados para a população, a Prefeitura de São José celebrou a chegada dos 272 anos do município com o corte do bolo de aniversário e também a tradicional missa em ação de graças ao padroeiro da cidade, José, no sábado, dia 19 de março. A programação de aniversário segue até o dia 26 com eventos voltados para os josefenses.

A programação incluiu o tradicional parabéns e o bolo dos 272. A equipe da Fundação Municipal de Cultura e Turismo, junto da primeira-dama, Sandra Mikulski, distribuíram fatias do bolo para os josefenses. A primeira contemplada desse ano foi a dona Maria, 87 anos, que esteve no evento representando todos os josefenses e estava acompanhada pela família. 

No coreto da Praça Hercílio Luz, no Centro Histórico, o saxofonista Ney Platt apresentou um pot-pourri no hino de São José e tocou os parabéns para a cidade. "Uma festa de verdade envolve muitas pessoas e nada mais justo do que comemorar esses 272 anos com os josefenses. Celebrar no dia de hoje, com a data do padroeiro da cidade, é especial e marcante para todos", pontuou o prefeito Orvino Coelho de Ávila. 

Para o vice-prefeito, Michel Schlemper, a data marca mais um ano especial para o município. "Todos nós somos responsáveis pela construção que essa cidade se tornou. Uma cidade empreendedora, forte, aguerrida, e reforçamos aqui o compromisso de trabalhar dia e noite para entregar à cidade aquilo que ela espera dos seus representantes". 

Comemoração para a população

Em 2020 as comemorações foram suspensas devido à chegada da pandemia de Covid-19. Depois, a festa foi tímida, apenas com a missa em honra ao padroeiro. Neste ano, com o avanço da imunização e as medidas de combate ao vírus, a programação foi restabelecida  

Marlene Souza de Melo, 70 anos, vive há 69 anos em São José.  Desde que chegou na cidade, acompanha a missa em honra ao padroeiro, José de Nazaré. Na igreja que também tem como patrono o santo, Marlene fez a primeira comunhão, casou-se no ano de 1971, batizou seus quatro filhos ali, e sábado levou a bisneta, Sophia Luiza de Melo, 8 anos, na igreja para conhecer a história do santo e do município.

"Fico muito feliz em poder estar sempre participando das comemorações, porque para mim é um orgulho ser moradora de São José há 69 anos", observou a moradora, que ainda levou a bisneta para conhecer a arquitetura da igreja e acompanhar o espetáculo que aconteceu após a missa. 

Para todas as idades

Na sequência, houve a apresentação Pé na Terra Firme, do Coletivo Barbotinas. Com o tom infantil e dança, os personagens contaram as tradições de São José. Ao final, o grupo presenteou as pessoas com um pedaço de barro para moldar sua lembrança da encenação. 

Manhã marcante

No período da manhã do dia 19, o prefeito inaugurou o Complexo Esportivo Oriedson de Souza "Bibi" que conta com seis quadras esportivas. Futebol society, tênis, vôlei, futevôlei e beach tênis são alguns dos esportes que serão praticados no local, que também vai atender projetos sociais das comunidades.

Ainda, os josefenses acompanharam a velejada da AJOVE - Associação Josefense de Vela, que iniciou em frente à Prefeitura. O intuito da atividade foi de reforçar a prática de vela no município, além de conscientização da conservação ambiental, que fazem parte dos objetivos da entidade, declarada como de utilidade pública, em razão de um projeto de lei de autoria de Orvino quando vereador em 2020. 

 

PROGRAMAÇÃO:

24/03 – (Quinta-feira)

O quê: Lançamento Programa "Prefeitura em Ação"

 

25/03 – (Sexta-feira)

O quê: Inauguração Reservatório + Trato pelo Rio Araújo

 

26/03 – (Sábado) – às 9h

O quê: Lançamento Horta Solidária

Local: Morar Bem

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários