Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

"Canção Mulher" leva música ao vivo para escolas de Florianópolis

Publicado em 16/03/2022 Editoria: Cultura e entretenimento Comente!


 

 

A cantora Claudia Passos, que possui um CD homônimo, idealizou o projeto para fortalecer a visibilidade das mulheres  na indústria musical. Além das apresentações nas escolas, terá uma live em estúdio transmitida ao vivo.                                    

 

 

No mês da mulher, a cantora Cláudia Passos está levando música ao vivo para três escolas em Florianópolis - a primeira apresentação foi nesta segunda-feira e as próximas ocorrerão até quinta-feira (17) e, na sexta (18), terá uma live em estúdio transmitida pelo Youtube. A ideia é utilizar o gancho da data comemorativa para promover apresentações didáticas, em que serão reforçadas a importância de um repertório focado em compositoras femininas, contando sobre a história de cada uma delas e o processo de escolha das canções. 

 

"Canção Mulher" é um disco que já está em todas as plataformas de streaming. A partir dele, surgiu a ideia das apresentações, que contarão também com mais dois músicos – Rafael Calegari e Gandhi Martinez. A proposta é realizar quatro eventos culturais - didáticos, gratuitos, ao vivo e com transmissão em tempo real. Os espetáculos contam com 10 canções de compositoras e cantoras mulheres de Santa Catarina e do Brasil, com duração aproximada de 55 minutos, tendo a formação composta por voz, teclados e contrabaixo.

 

As canções escolhidas retratam o ser mulher pela própria mulher: suas dores, suas causas, suas lutas, seus amores. O repertório diversificado passeia por vários gêneros como samba, baião, rock e blues e também viaja no tempo, unindo gerações de compositoras: da década de 50 à contemporaneidade. 

 

Em busca de proporcionar maior visibilidade ao cancioneiro criado por mulheres, as apresentações visam contribuir para fortalecer o cenário da composição autoral feminina; um universo muito mais explorado por homens compositores. As mulheres sempre criaram na música, mas, como em tantas outras áreas artísticas, este potencial foi renegado por décadas.

 

De uns tempos para cá, a figura da "Diva" - um ser quase intocável e angelical destinado à cantoras - vem sendo questionado por limitar a presença da mulher em áreas restritas da arte, deslocando-a do processo criativo. Basta olhar para um ou dois séculos atrás e também não muito longe da atualidade: quando falamos em composição, é sempre o nome masculino que nos vem à mente em primeiro lugar. Participar desse processo de "construir a desconstrução" desse paradigma é fundamentar um trabalho árduo que as mulheres, ao longo dos tempos, vem desenvolvendo - na maioria das vezes com muito mais esforço e dificuldade que os homens. Estas apresentações têm por finalidade ajudar a promover de forma artística e didática a representatividade da mulher autora; criando identidades e desmistificando a posição de "fragilidade" da mulher na música autor.

 

Datas e Locais das próximas apresentações:

 

  • 16/03/2021 – Escola do Futuro – EJA - Endereço: R. Acoriana – Tapera - Florianópolis - SC, 88015-440 – 18:30 horas –
  • 17/03/2021 – Escola Adotiva – Costeira - Florianópolis – SC 18:30 horas –
  • 18/03/2021 - Canal de Youtube - Cláudia Passos - https://www.youtube.com/c/ClaudiaPassosoficial - 20h

 

Canais de Divulgação

 

Youtube - https://www.youtube.com/channel/UC3k2anTLgmXC2FMJzHR9Tmg 

Instagram - https://www.instagram.com/claudia_passos 

 

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários