Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Mostra de Filme Mulheres Maduras exibe história de protagonismo feminino

Publicado em 01/04/2022 Editoria: Cultura e entretenimento Comente!


 

A sessão gratuita traz o filme "A Fonte das Mulheres", do diretor Radu Mihaileanu. A trama mostra a força de um grupo de mulheres islâmicas que decidiu não se calar

 

A revolução cultural que uma atitude coletiva, encabeçada por um grupo de mulheres, provoca é o fio político que desenrola a narrativa do filme "A Fonte das Mulheres". Lançado em 2011 e com direção de Radu Mihaileanu, a história se passa num pequeno vilarejo, entre o Norte da África e o Oriente Médio. 

 

Neste território, as crenças islâmicas guiam a rotina das/os moradores. Entre as imposições ligadas à fé, o papel da mulher como procriadora é regra básica inquestionável na população de perfil patriarcal. Até que uma delas decide desestabilizar as estruturas profundas. 

 

Bastou a  jovem personagem Leila propor que a tarefa destinada às mulheres, de buscar água em um local distante e de difícil acesso, fosse transferida aos homens. E a forma de conseguir esse feito foi assumida por todas: relações sexuais cortadas até que a mudança se concretizasse. O motim estremece a vida dessas mulheres e da aldeia de maneira irreversível. 

 

A coragem de lutar é pauta da conversa após a exibição do filme, neste sábado (02/04), das 17h às 19h30, na Mostra de Filme Mulheres Maduras promovida semanalmente pelo Curso Integral da Saúde da Mulher Madura. 

 

"Uma história belíssima na qual se debate, entre tantas coisas, a tradição,  a traição,  a submissão das mulheres às regras ditadas por homens, o uso de preceitos religiosos para justificar a busca de interesses particulares em detrimento da justiça social, o descaso do estado com as demandas populares e até a influência da mídia na relação cidadão/aparato estatal", comenta Adriana Mira-Cunhã, idealizadora do projeto. 

 

O evento é on-line, interessados/as podem fazer a inscrição gratuitamente pelo formulário

https://www.instagram.com/p/Cbs-2cZPe5-/?utm_medium=share_sheet

 

 

Crédito: divulgação

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários