Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

São jose: Prefeito inaugura Centro de Educação Infantil em Potecas

Publicado em 25/02/2022 Editoria: São José Comente!


 

Unidade que leva nome de moradora nativa de São José no Loteamento Tarumã tem capacidade para atender 191 crianças com creche e pré-escola

 

A comunidade do Loteamento Tarumã, em Potecas, tem agora uma nova unidade de ensino para Educação Infantil. O prefeito Orvino Coelho de Ávila e a secretária Municipal de Educação, Ana Cristina Hoffmann, inauguraram na quinta-feira (24) o Centro de Educação Infantil (CEI) Izaltina Gomes da Silva.

 

Em uma área construída de mais de 690 m², o CEI tem capacidade para atender 191 crianças com creche e pré-escola. Atualmente, cerca de 60% das crianças matriculadas são contempladas com educação em período integral.

 

As novas instalações contam com seis salas para atividades; salas dos professores, da direção e depósito; secretaria; cozinha, despensa, lavanderia, banheiros, parque infantil, solários (que são espaços ideais para os bebês pegarem sol) e lactário (destinado à limpeza, à esterilização e ao preparo da alimentação para os bebês). O investimento para construção da unidade ultrapassa os R$ 2 milhões.

 

A diretora da unidade, Robertina Simone Poli, destacou a importância da Educação Infantil na formação e no desenvolvimento das crianças. "O Centro de Educação Infantil não se faz apenas de paredes, mas de crianças, familiares, profissionais e professores, que trabalharão em prol do ensinar para a vida", pontuou.

 

Moradora da comunidade, Bernardete Souza Andrade, fez questão de prestigiar a inauguração e agradecer pelo investimento, onde estudará o sobrinho Marlon, de 5 anos. "O loteamento estava precisando dessa creche. Essa será a primeira vez do Marlon na creche. Muitas crianças, amigas dele, também vão passar a frequentar a escola. Toda a comunidade está muito feliz", detalhou.

 

Semana de inaugurações

A secretária Municipal de Educação lembrou que a semana foi de inaugurações na rede municipal de ensino. "Essa é a segunda unidade que estamos entregando nesta semana. Na terça-feira (22) foi a vez do CEI Maria Ferreira, uma ampliação, que é praticamente uma nova unidade. E hoje o tão esperado CEI Izaltina Gomes da Silva. Nosso agradecimento a todos que se envolveram para que as obras saíssem do papel", frisou.

 

Representando os vereadores, a presidente da Câmara, Méri Hang, parabenizou a gestão por mais esse investimento na educação. "Foram duas unidades inauguradas nesta semana. Isso é fazer educação. Que possamos entregar mais obras para educação, pois reflete em oportunidades", argumentou. Os vereadores Adair Tessari, Nardi Arruda e Ruanito da Silva também participaram da inauguração.

 

Acompanhado pela primeira-dama, Sandra Mikulski, o prefeito Orvino relatou os desafios de administrar a cidade. "Tenho me esforçado para atender as demandas, que são muitas. Na educação, estamos investindo também em reformas, ampliações, sede própria para algumas unidades e convocamos novos servidores. Certamente vamos inaugurar muitas outras obras para dotar a educação da melhor estrutura possível", ponderou.

 

Quem foi Izaltina Gomes da Silva?

O nome do CEI representa uma homenagem à senhora Izaltina Gomes da Silva. Izaltina nasceu em 1915, foi mãe de sete filhos, todos nascidos em São José. Era muito dedicada em cuidar das crianças, sendo conhecida por toda a comunidade por sempre zelar pelo bom exemplo e dedicação ao próximo. Faleceu em 2001, deixando 19 netos e oito bisnetos.

 

Emocionados, os familiares da senhora Izaltina prestigiaram a solenidade de inauguração. "É uma honra ter o nome da nossa mãe eternizado nesta unidade. A obra está linda, de extrema qualidade. Nosso agradecimento pela lembrança", falou Itamar José da Silva, filho de Izaltina.

 

Também participaram da inauguração: pais, responsáveis, crianças, professores, profissionais de educação e secretários municipais.

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários