Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Prefeitura de São José desenvolve Círculos de Construção da Paz em cinco Centros de Educação Infantil

Publicado em 25/11/2021 Editoria: São José Comente!


Com o objetivo de fortalecer o senso de equipe, melhorando o diálogo e a conexão entre os servidores, a Prefeitura de São José está ampliando a realização dos Círculos de Construção da Paz. Nos meses de outubro e novembro, em parceria entre as Secretarias Educação e de Segurança, Defesa Social e Trânsito, por meio do Núcleo de Práticas Restaurativas de São José (Nuprar-SJ), foram desenvolvidos Círculos de Construção de Paz com as equipes de cinco Centros de Educação Infantil (CEIs).

Professores, direção e demais servidores dos CEIs Maria de Lourdes Bott Philippi, CEI Erica Schmidt de Souza, CEI Ondina Schmidt Gerlach, CEI Manoel Cunha e CEI José Nitro participaram das atividades.

"Os Círculos de Construção de Paz são constituídos por um processo estruturado que visa fortalecer e aprofundar relacionamentos, melhorar a comunicação, auxiliar na tomada de decisões e resolução de conflitos. O círculo incorpora e nutre uma filosofia de relacionamento e de interconectividade que pode guiar os participantes em todas as circunstâncias – dentro do círculo e fora dele", explicou a professora Elisiani Noronha, coordenadora do Nuprar-SJ, facilitadora e instrutora de Círculos de Construção de Paz.

Em outubro, os trabalhos começaram com as diretoras dos CEIs, que ficaram encantadas com a metodologia e solicitaram essa prática também nas unidades escolares. "Sempre abordamos a importância da cultura da paz nas práticas pedagógicas, destacando o diálogo e a comunicação não violenta em situações cotidianas e para resolver conflitos. Essas didáticas nos fazem refletir sobre nossas atitudes para construção de relações saudáveis", ponderou a secretária Municipal de Educação, Ana Cristina Hoffmann.  

 

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura de São José

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários