Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Secretaria de Saúde de São José utiliza rede social para confirmar exames e consultas

Publicado em 13/06/2019 Editoria: São José Comente!


Por meio de ferramenta gratuita na internet, o projeto, em fase de implementação, reduziu o número de faltantes 

As redes sociais transformaram a comunicação entre as pessoas, tornando a troca de mensagens muito mais rápida e dinâmica. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde de São José está modernizando o processo de confirmação de exames e consultas nas unidades de saúde e policlínicas no município. Por meio do Whatsapp, o projeto, que está em fase de implementação, reduziu em 90% o número de faltantes.

A partir da criação de um projeto-piloto, realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Bela Vista, os resultados foram significativos. Anteriormente, uma equipe de quatro servidores da UBS ficava responsável por entrar em contato com os pacientes pelo telefone. Em uma hora de ligações, a equipe conseguia contatar 17 pessoas. Pelo Whatsapp, um profissional, em uma hora, notifica 70 pacientes que possuem exame ou consulta médica agendados, solicitando assim a confirmação para a presença, otimizando o atendimento.

Em janeiro de 2019, o número de faltas registradas na UBS Bela Vista foi de 354. Com a implantação do projeto, em fevereiro, esse número passou para 39 faltas em março. Em média, houve uma redução em 90% no número de faltas, já que a mensagem enviada pelo celular flexibiliza o horário de confirmação. Além disso, a modernização no atendimento permitiu que os aparelhos telefônicos da unidade fiquem disponíveis para outras situações.  

"Esse projeto é importante para os pacientes, que agora podem confirmar com antecedência e fora do horário habitual de atendimento das unidades, garantindo a presença nas consultas e exames que necessitam. Assim, estamos ampliando e garantindo o atendimento de qualidade aos josefenses", ressalta a prefeita Adeliana Dal Pont.

Atualmente a Policlínica de Campinas e as Unidades Básicas de Saúde de Areias, Barreiros, Bela Vista, Fazenda, Forquilhas, Forquilhinha, Ipiranga, Luar, Sertão e Zanellato já estão realizando a confirmação nos exames e consultas por meio de uma mensagem padrão que notifica o paciente com antecedência de quando precisa comparecer e quais documentos necessita levar consigo.

Na Policlínica de Barreiros, que ainda não conta com o serviço, o número de pessoas que faltam às consultas e exames é alto, sendo 25,335% de faltas em exames e 20,35% em consultas. Por isso, o objetivo da Secretaria de Saúde é ampliar o projeto para as demais unidades para reduzir os índices de faltas que ocorrem na atenção especializada.

"Estamos cientes da importância desta iniciativa para a rede de saúde do município. O projeto está em fase de implementação e iremos ampliar para as demais Unidades Básicas de Saúde nos próximos meses, com o objetivo de facilitar o atendimento dos munícipes", pontua a secretária Municipal de Saúde, Sinara Simioni, que lembra aos usuários que, em caso de não poder comparecer a uma consulta ou exame, que avise a unidade com antecedência para que este horário possa ser agendado para outra pessoa.

 

 

 

› FONTE: Secretaria de Comunicação Social Prefeitura de São José

Comentários