Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Campanha de Vacinação contra Gripe em São José é prorrogada até esta sexta-feira

Publicado em 07/06/2018 Editoria: São José Comente!


A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe foi prorrogada até esta sexta-feira, dia (8), em São José. A medida acompanha a decisão da Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina que estendeu o período da campanha para minimizar os impactos da paralisação dos transportes na última semana. Desta maneira, o cidadão que  faz parte do  público alvo, principalmente gestantes e crianças, devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência levando a carteirinha de vacinação das 8h às 17h. 

Neste ano, São José já atingiu 82,36% do público alvo, porém a cobertura vacinal de crianças e gestantes está menor devido à baixa procura destes grupos pela vacina nas UBS.  É importante destacar que as gestantes precisam adotar diversos cuidados, pois estão mais suscetíveis a infecções nessa fase, tornando-se essencial a aplicação da vacina que, além de não prejudicar o feto, protege o bebê durante os primeiros seis meses de vida.

Desta forma, gestantes e responsáveis por crianças de seis meses até menores de cinco anos, devem ir até a UBS mais próxima de sua residência para ter acesso à vacina e colaborar para que o município mantenha a imunidade destes grupos, já que são formados por pessoas com mais chances de desenvolverem complicações relacionadas com a gripe.

A vacina está disponível para pessoas com 60 anos ou mais de idade, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, doentes crônicos e outras condições clínicas especiais, profissionais da saúde, professores da rede pública e privada, povos indígenas e servidores do sistema prisional.

Em São José já foram vacinados, até quarta-feira passada, 93% dos trabalhadores de saúde, 54% das gestantes, 99% dos idosos, 50% das crianças,  segundo o balanço divulgado pela Vigilância Epidemiológica Municipal.

A influenza é uma infecção viral aguda no sistema respiratório e qualquer pessoa pode ser infectada mais de uma vez. A transmissão do vírus ocorre por meio de secreções das vias aéreas e respiratória de uma pessoa contaminada ao falar, espirrar ou tossir. Os sintomas da gripe A são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes, porém são necessários cuidados especiais com a pessoa que apresentar febre acima de 38º, calafrios, mal-estar, cansaço, tosse, dor muscular, dor de cabeça, dor de garganta, falta de ar e dificuldade para respirar, devendo procurar a Unidade de Saúde ou o Pronto Atendimento.

 

› FONTE: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São José

Comentários