Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Escola em São José realiza ação de conscientização e enfrentamento da violência e abuso sexual

Publicado em 16/05/2018 Editoria: São José Comente!


Às vésperas do Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, marcado para dia 18 de maio, o Centro Educacional Marista São José, que integra a REDE IVG, preparou uma série de atividades para discutir ações visando a diminuição dos índices de violência e abusos sexuais. De acordo com o Disque 100, principal canal de comunicação para realização de denúncias, em 2017, no Brasil, cerca de 20.330 denúncias estiveram relacionadas a abusos e explorações sexuais contra crianças e adolescentes. Em Santa Catarina a central computou 584 denuncias de abuso sexual e 176 de exploração.

De acordo com a diretora do Centro Educacional Marista São José, Andreia Amorim, o debate para o enfrentamento e a superação das múltiplas violências deve ser abordado por todos: família, escola, conselhos e órgãos municipais e estaduais. “Pensando nisso e com objetivo de envolver a comunidade educativa, em uma proposta integrada ao território, provocando-os a serem agentes de construção de uma cultura da Paz, o Centro Educacional Marista São José, localizado no bairro Serraria, promoverá no dia 18 de maio, diversas ações voltadas para a Superação da Violência, em consonância com a Campanha da Fraternidade deste ano”, explica. E mais, o Centro Educacional Marista São José aproveita a data para lançar a Campanha Defenda-se!, com diversas atividades programadas durante todo o dia.

Confira a agenda

Na parte da manhã a história de “Pipo e Fifi”, livro infantil premiado pela abordagem sobre os cuidados com corpo e pelo formato voltado para crianças, será contada para educandos do primeiro ano do Ensino Fundamental. Já no período da tarde será realizada uma grande Caminhada pela Superação da Violência, que contará com a participação de aproximadamente 500 crianças e jovens, das 6 principais escolas da região. A Caminhada está marcada para às 15 horas, com saída em frente ao Centro Educacional Marista São José e a destino final será o Parque do Araucária, onde acontecerão apresentações culturais como declamações de poesia, músicas ao vivo e apresentações de dança.

Ao final do dia, às 18h25, a Roda de Conversa com Grayce Franzemann, sobre Violência sexual e como superá-la, reunirá educandos do primeiro ano do ensino médio para refletir sobre o assunto.

 
Programação completa | 18/05:

 

10h15 – Contação da história “Pipo e Fifi”,  para crianças dos 1ºs anos do ensino Fundamental livro infantil premiado pela abordagem sobre os cuidados com corpo.

14h - Contação da história “Pipo e Fifi”,  para crianças dos 1ºs anos do ensino Fundamental livro infantil premiado pela abordagem sobre os cuidados com corpo.

15h – Caminhada em direção ao Parque Linear do Araucária (Saída das escolas)

15h30 – Concentração / abertura e apresentações musicais, dança e poesia

16h – Grito pela Paz

17h – Retorno para as escolas

18h25 - Roda de Conversa com Grayce Franzemann e educandos dos 1ºs anos do ensino médio, sobre a temática “Violência sexual e como superá-la”

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários