Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Festa do Divino Espírito Santo acontece neste fim de semana em São José

Publicado em 10/05/2018 Editoria: São José Comente!


Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A 168ª edição da Festa do Divino Espírito Santo de São José, reconhecida como Patrimônio Imaterial do Município, acontece neste fim de semana no Centro Histórico. Para celebrar a fé e a cultura açoriana com a comunidade, a programação inicia no sábado (12) e segue até segunda-feira (14) reunindo o tradicional encontro das bandeiras do Divino, o cortejo da Família Imperial, a coroação do Imperador, além de diversas atividades culturais, artísticas e gastronômicas. 

Neste ano, a Festa do Divino de São José é organizada por um grupo imperial, formado por sete casais festeiros. Como a manda a tradição, um dos pontos altos da festividade é o oferecimento Divina Sopa pelos casais festeiros à comunidade no entorno da Praça Hercílio Luz, em um gesto que representa o amor ao próximo e o espírito da partilha entre todos. A abertura oficial da festa ocorrerá no sábado (12), às 18h, e, em seguida, às 18h30min, acontecerá à saída do Cortejo com a Família Imperial. Já a celebração da Santa Missa Solene, ocorrerá às 19h, na Igreja Matriz do Centro Histórico.  

No domingo (13), a programação começa às 9h com o cortejo da Família Imperial seguido da Santa Missa Solene às 9h30min. Uma tarde de prêmios também está programada para começar a partir das 14h. Às 18h30min o cortejo da Família Imperial antecederá a Santa Missa Solene que será celebrada a partir das 19h. 

Na segunda-feira (14), às 19h30min, o cortejo da Família Imperial abre a programação da noite. A partir das 20h, terá início na Igreja Matriz, a Santa Missa de Ação de Graças, que será presidida pelo Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck. Na ocasião, também acontecerá à apresentação dos festeiros de 2019. Para encerrar a programação acontece a partir das 22h, um sorteio e entrega de prêmios. 

Sobre a Festa do Divino Espírito Santo

A Festa do Divino Espírito Santo foi instituída em 1296, na Cidade de Alenquer, em Portugal, pela rainha Isabel de Aragão, a rainha santa, esposa de Dom Dinis, Rei de Portugal. A festa é fruto de uma promessa para que a paz pudesse reinar entre Portugal e o Reino Independente de Aragão que estavam em guerra.

As promessas da rainha e do povo foram atendidas e a paz voltou a reinar. Desde então, num gesto de adoração e de ação de graças ao Espírito Santo, elege-se um Imperador entre as pessoas simples do povo e organiza-se um cortejo, tendo o casal imperial um destaque especial. Ele é coroado e recebe o cetro real. Durante a festa, o Imperador passa a reinar, exercendo um serviço comunitário e de caridade.

 

Confira a programação:

Sábado - 12 de maio

18h – Abertura Oficial da Festa

18h30min – Cortejo com a Família Imperial

19h - Santa Missa Solene

 

Domingo - 13 de maio 

9h - Cortejo com a Família Imperial

9h30min - Santa Missa Solene

14h – Tarde de Prêmios

18h30min – Cortejo com a Família Imperial 

19h - Santa Missa Solene 

 

Segunda-feira - 14 de maio 

19h30min – Cortejo com a Família Imperial 

20h - Santa Missa de Ação de Graças, que será presidida pelo Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck e apresentação dos festeiros de 2019.

22h - Sorteio e entrega de prêmios. 

 

› FONTE: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São José

Comentários