Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Presépio em olaria é inaugurado no Centro Histórico de São José

Publicado em 05/12/2017 Editoria: São José Comente!


Fotos: Divulgação Secom/PMSJ

Fotos: Divulgação Secom/PMSJ

O Natal Encantado de São José tornou-se ainda mais fascinante aos olhos da população nessa segunda-feira (4), com a inauguração do Presépio Natalino da Praça Hercílio Luz, no Centro Histórico. Montado no coreto com peças criadas pelos alunos e professores da Escola de Oleiros Joaquim Antônio de Medeiros, o presépio natural busca regatar a identidade cultural da cidade expondo elementos de barro transformados pela arte em cerâmica. 

Além do presépio artesanal, os visitantes ainda podem conferir a Exposição Natal na Olaria, que retrata o Centro Histórico de São José e a Olaria do século 19 na Casa de Cultura Nésia Melo da Silveira. Todas as artes expostas na praça e na Casa de Cultura visam enaltecer a identidade cultural da cidade e podem ser apreciadas gratuitamente pela população. 

Segundo a superintendente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo, Joice Porto, o trabalho artístico rico em detalhes exprime a simplicidade do presépio natalino e estimula a sensibilidade no olhar daqueles que visitarem os espaços. "Este ano, quem visitar o presépio perceberá que o Menino Jesus está sendo gerado no ventre de Maria e seu nascimento será evidenciado no dia 24 de dezembro dentro do presépio. E é esta riqueza em detalhes e a sensibilidade dos artistas ao reproduzirem o espírito natalino por meio das peças, que provocam o encantamento dos olhares do público diante da simplicidade do presépio este ano", comenta Joice. 

A diretora da Escola de Oleiros, Heloisa Souza, lembra que o presépio exposto no coreto da Praça Hercílio Luz procurou vincular a proposta artística com o Natal na Olaria exibido na Cada da Cultura. "É uma releitura do presépio principal, que procurou retratar a simplicidade do Natal e do nascimento de Jesus na Olaria", conta Heloisa. "Trata-se de um presépio clássico, feito com elementos e periféricos em barro confeccionados manualmente em tons terrosos, constituído com tecitura rústica, e concluído em tempo recorde, graças à união do corpo escolar da Escola de Oleiros", enfatiza o aluno da escola de Oleiros, Mauro Colombo, responsável pela concepção artística do presépio artesanal. 

Para a artista Lua Pereira, aluna da Escola de Oleiros, que concebeu a Exposição Natal na Olaria com a colaboração dos artistas Giliard de Souza e Eunice Starosky, o foco do trabalho é o nascimento de Jesus na olaria, mostrando como eram as olarias de século passado feitas em madeira. "Os elementos modelados à mão em argila resgatam a antiga olaria e a própria história da cidade através da releitura das edificações históricas que não existem mais como, por exemplo, o prédio do mercado público que fazia parte do Centro Histórico", explica Lua Pereira. 

O Presépio Natalino no Centro Histórico pode ser visitado durante todo o mês de dezembro a qualquer horário no coreto da Praça Hercílio Luz. Já a Exposição Natal na Olaria, na Casa de Cultura, pode ser apreciada das 13h às 19h, gratuitamente, todos os dias da semana. 
 

Confira a programação do Natal Encantado em São José:
 

05/12 às 19h30min - Apresentação do Coral com 300 vozes do Colégio Adventista na escadaria da Prefeitura de São José.

08/12 a 10/12 – Mega Liquidação de Natal no Centro Multiuso da Avenida Beira-Mar de São José. Nos dias 8 e 9 de dezembro (sexta e sábado) das 10h às 22h, e 10 (domingo) das 10h às 20h.

08/12 às 20h - Inauguração da Policlínica Forquilhinha.

09/12  das 16h às 21h - Beira-Mar em Movimento especial de Natal.

09/12  às 17h - Chegada do Papai Noel de Helicóptero na Beira Mar.

10/12 das 11h às 22h - Feira da Freguesia especial de Natal no Centro Histórico.

10/12 às 10h – Passeio ciclístico com visitação à decoração de Natal da Beira-mar ao Centro Histórico - Saída Beira-Mar de São José.

10/12  às 18h30min - Chegada do Papai Noel no Centro Histórico.

12/12 às 20h30min - Apresentação da Camerata Florianópolis na Igreja Matriz no Centro Histórico.

› FONTE: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São José

Comentários