Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Testes rápidos de HIV e Hepatites serão realizados em Biguaçu

Publicado em 01/12/2017 Editoria: Biguaçu Comente!


O prefeito Ramon Wollinger assinou na manhã desta sexta-feira (1º) a lei nº 3810/2017 que estabelece a descentralização dos testes rápidos para diagnóstico de HIV, hepatites virais e sífilis no município de Biguaçu.  A lei proposta pelo vereador Dr. Adriano Luiz Vicente prevê que os munícipes possam realizar os testes nas Unidades de Saúde do bairro. Atualmente os testes são realizados apenas na Unidade Central, que funciona junto à Secretaria Municipal de Saúde, no bairro Praia João Rosa.

A assinatura da lei marca no município o Dia Internacional de Luta contra a AIDS, data que foi estabelecida em 1987 pela Assembleia Mundial de Saúde, juntamente à Organização das Nações Unidas (ONU), como uma forma de conscientizar a população de todo o mundo sobre a doença.

Cada Unidade Básica de Saúde organizará com suas equipes o processo do trabalho para ofertar os testes rápidos de acordo com a realidade de cada região. Para realização dos exames será utilizada a estrutura física já existente nas Unidades Básicas de Saúde, respeitando as normas de segurança, garantia de privacidade e a ética profissional. Caso não se disponha um espaço exclusivo, poderão ser usados consultórios médicos, de enfermagem ou ambiente que ofereça as condições recomendadas.

O vereador Dr. Adriano, autor da lei, comenta “que o diagnóstico precoce é muito importante para o tratamento de qualquer doença. Quanto mais cedo o indivíduo descobrir que existe uma infecção mais rápido ele inicia o tratamento, impedindo a evolução da doença e a transmissão para outras pessoas”.

Os resultados dos testes rápidos para HIV, hepatites e sífilis saem em 30 minutos. É necessário a retirada de uma pequena amostra de sangue dos dedos. Caso dê positivo, o usuário é encaminhado para o serviço de referência para iniciar acompanhamento e tratamento com garantia da continuidade e cuidado integral à saúde.

“Além da preocupação em realizar o teste é importante que as pessoas se conscientizem sobre a prevenção. Temos em Biguaçu uma equipe apta para realizar os exames e encaminhar os pacientes que diagnosticarem sorologia positiva para o tratamento”, enfatizou o prefeito Ramon.

› FONTE: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Biguaçu

Comentários