Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Trilha didática contará história do Brasil no Jardim Botânico de São José

Publicado em 25/10/2017 Editoria: São José Comente!


Jardim Botânico de São José / Foto: Divulgação Secom/PMJS

Jardim Botânico de São José / Foto: Divulgação Secom/PMJS

Dois novos projetos do Jardim Botânico de São José prometem permitir experiências únicas aos visitantes. Direcionado ao contato direto com as vegetações históricas brasileiras, uma das novidades é a criação de uma trilha didática que contará a história brasileira através de um caminho revestido por plantas como a cana-de-açúcar e o pau-brasil. A outra boa notícia fica por conta do Jardim Sensorial voltado a inclusão social e ao estímulo dos sentidos.

A nova trilha contará com uma vasta quantidade de vegetações nobres. Por toda sua extensão será narrado o desenvolvimento dos ciclos econômicos brasileiro. "A trilha contribuirá para engrandecer atividades interdisciplinares ligadas à educação ambiental, visitas de estudantes e pesquisadores", afirma o diretor do Jardim Botânico de São José, Sérgio Stähelin.

Cana-de-açúcar, pau-brasil, cacau, mandioca e madeiras nobres, como as imbuias e ipês, são algumas das plantas que irão compor a trilha. "Nossa vontade é cobri-la com Mata Atlântica do Brasil inteiro", revela Sérgio, lembrando que todas as árvores plantadas serão devidamente etiquetadas com o devido registro de procedência das mudas. A trilha já está aberta à visitação e possui traçado e demarcação prontos. A pavimentação deve ser finalizada em breve.

Quintal de Sensações

Voltado à inclusão social, um Jardim Sensorial, também está em fase de implantação e vai oferecer um passeio repleto de sensações às pessoas com deficiências e necessidades especiais. 

O trecho contará com 45 canteiros e 45 espécies diferenciadas com até 80 cm de altura, um túnel constituído com parreiras, plantas comestíveis e uma fonte de água natural. "Tudo isso irá permitir, por exemplo, que cadeirantes, cegos, surdos e pessoas com outras deficiências, possam ter contato sensorial com diferentes texturas, degustem frutos e possam, no final do passeio, beber água e lavar ás mãos", explica o diretor. 

Em um mês a plantação do Jardim Sensorial deverá ser concluída e ficará pronta para visitação. 

O Jardim Botânico de São José foi o primeiro a ser inaugurado em Santa Catarina. Com 160 mil m² e Mata Atlântica preservada é reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente e integra o Sistema Nacional de Jardins Botânicos (SNJB) como importante instrumento de estudo e preservação de espécies nativas da flora brasileira. 

Na área central, o Jardim abriga a sede administrativa, um anfiteatro para eventos de educação ambiental, trilhas ecológicas, estufa com vegetação nativa, o jardim das suculentas e um herbário, uma coleção científica composta por amostra de plantas secas, semelhante a um museu de espécies. Com todos esses equipamentos, São José está entre as 25 cidades brasileiras que podem utilizar o local oficialmente para pesquisar, recuperar e proteger o patrimônio florestal.

No Brasil, o primeiro Jardim Botânico foi criado foi implantado em Recife, no período da dominação holandesa (1630 -1654) e reunia espécimes da flora coletadas durante as expedições ao sertão nordestino. Em 1808, Dom João VI implantou o jardim de aclimatação do Rio de Janeiro, que vem a ser o atual Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, referência internacional.

O Jardim Botânico de São José fica aberto à visitação de segunda a sábado, das 9h às 17h, sendo que as visitas em grupos devem ser agendadas pelo telefone (48) 3381-0040. A unidade está localizada na Rua Cauassu s/nº, no bairro Potecas. 

› FONTE: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São José

Comentários