Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Formatura do Proerd reúne mais de mil crianças no Centro Multiuso de São José

Publicado em 05/07/2017 Editoria: São José Comente!


O Centro Multiuso de São José coloriu-se de verde, azul, preto, laranja e vermelho na noite da última segunda-feira (3), em mais uma formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). O projeto, que atendeu 1,3mil estudantes do ensino fundamental da rede de ensino neste ano, é desenvolvido pela Polícia Militar de Santa Catarina e tem o objetivo de conscientizar as crianças e adolescentes sobre questões como drogas, violência e suas consequências.

A formatura foi repleta de alegria e refletiu a diferença que o Proerd representou na vida das crianças e adolescentes atendidos pelo projeto. A festa dos 1,3 mil estudantes, com idade entre nove e 11 anos, que cursam o ensino fundamental na rede de ensino pública e privada, foi animada pelos instrutores do Proerd, que cantaram as músicas trabalhadas nos encontros semanais nas escolas atendidas pelo projeto. Com entusiasmo, os alunos repetiam o grito de guerra "Luz, Câmera, Ação e Proerd".

Vestidos com a camiseta do programa, receberam seus diplomas, para orgulho dos pais que lotaram as arquibancadas e ressaltaram a importância da família para o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes. O evento foi planejado pelos instrutores Osmarino Canossi, Gauss Xavier Lins, Pedro Felipe dos Santos, William Martins e Fábio Barbosa.

Nas atividades realizadas em sala de aula, os soldados instrutores buscam estratégias pedagógicas que possam causar a curiosidade, reforçar a autoestima para que os alunos sempre compreendam que as drogas e violência não são a solução. Para finalizar o projeto, os instrutores pedem uma redação, na qual podiam explicar o que aprenderam durante os encontros do Proerd. Clareza, conteúdo e aprendizado foram os critérios para a avaliação das redações. Como resultado final, 40 alunos foram premiados na formatura. 

Além disso, 15 estudantes foram sorteados e receberam presentes doados por empresas apoiadoras, como bicicletas e bolas. A Polícia Militar ainda fez uma homenagem à Prefeitura de São José, na cerimônia representada pela secretária de Segurança, Defesa Social e Trânsito, Andréa Pacheco, pelos 10 anos de parceria no projeto. De acordo com o comandante do 7º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Fernando André da Silva, no levantamento realizado pela equipe do Proerd, os números de atendimento às crianças e adolescentes são positivos. 

"Na vida é possível fazer muitas coisas boas sem o uso de drogas, que destroem famílias, provocam violência e até mesmo mortes. A nossa proposta é que todos, sem distinção, tenham muita saúde, paz e felicidade, livres das drogas", ressaltou o coronel. No município de São José o programa, que é realizado há 17 anos, já envolveu cerca de 64 mil participantes diretamente e mais de 150 mil indiretamente, como familiares e toda a comunidade. Com o slogan, "Escola, Família e Polícia Unidas na Causa". 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários