Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Rua São Pedro em São José passa a ter sentido único a partir deste sábado (20)

Publicado em 17/05/2017 Editoria: São José Comente!


Fotos: Viviana Ramos - Secom/PMSJ

Fotos: Viviana Ramos - Secom/PMSJ

A importante via do bairro Areias terá estacionamento permitido somente no lado direito

Os motoristas que trafegam pela Rua São Pedro, uma das vias mais importantes do bairro Areias, precisam ficar atentos à mudança de sentido que ocorrerá a partir deste sábado (20). A Rua São Pedro, que atualmente tem sentido duplo, passará a ter sentido único, do bairro para a BR-101.

Desde 2013, a Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Segurança, Defesa Social e Trânsito, vem realizando mudanças com a implantação de sentido único em vias para reduzir o número de pontos problemáticos e trazer mais segurança aos pedestres e ciclistas. A alteração traz diversos benefícios para o trânsito, entre eles estão a não necessidade de fazer conversão à esquerda, evitando acidentes e filas; o aumento da capacidade da via, novas vagas de estacionamento e a redução significativa de conflitos em cruzamentos.

A partir de sábado, a Rua São Pedro terá uma faixa de trânsito e estacionamento permitido no lado direito da via. Atualmente, o fluxo em dois sentidos fica comprometido quando há veículos estacionados em um dos lados da rua devido à largura, que varia entre 6,0 e 6,5 metros. Os condutores poderão usar as ruas Álvaro Medeiros Santiago e Santa Clara para sair da BR-101 e entrar no bairro Areias.

Quem utiliza o transporte coletivo deve observar a mudança no trajeto das linhas São Pedro, Barreiros e Circular Barreiros. Os ônibus vão entrar no bairro pela Rua da Independência.

Além de melhorar a fluidez do trânsito na Rua São Pedro, a alteração permitirá que o congestionamento da Rua Adão Manoel da Silva diminua. No cruzamento entre as vias, o número de movimentos problemáticos atual é 12, mas passará a ser sete, facilitando a travessia pelo cruzamento e reduzindo o congestionamento em horários de pico.

De acordo com o Manual de Sinalização Semafórica, as vias que operam em sentido duplo em um cruzamento apresentam 29 pontos problemáticos, mas esse número é reduzido para 11 quando uma das vias tem sentido único. Já onde as duas vias têm sentido único, o número de pontos problemáticos cai para seis.

Segundo o engenheiro do Departamento de Trânsito de São José, Gilberto Bianchini de Souza, a sinalização horizontal já está concluída e, ao longo da semana, as novas placas de sinalização serão instaladas no local. "No sábado, as equipes farão a remoção das placas antigas e a Guarda Municipal acompanhará a alteração para orientar os motoristas durante o processo de mudança", explica o engenheiro.

› FONTE: Secretaria de Comunicação Social Prefeitura de São José

Comentários