Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Conselho Municipal de Saúde de Biguaçu convida para debate sobre controle social no SUS

Publicado em 06/12/2016 Editoria: Biguaçu Comente!


Evento é gratuito e aberto ao público

Finalizando as ações de 2016, o Conselho Municipal de Saúde de Biguaçu convida para uma roda de conversa sobre controle social no Sistema Único de Saúde, o SUS. O encontro será promovido nesta quinta-feira, dia 08/12, a partir das 13h30min, no auditório da Secretaria de Saúde, ao lado da Policlínica Municipal, na Praia João Rosa. O evento é gratuito e aberto à participação de todos os interessados.

Na oportunidade, estará presente o convidado Dr. Marco Aurélio da Ros, graduado em Medicina, mestre em Saúde Pública, com doutorado em Educação e pós-doutorado em Educação Médica. Ele é professor e consultor dos Ministérios da Saúde e da Educação na área de Educação em Saúde.

As inscrições podem ser realizadas no local ou através do e-mail: [email protected]

Saiba mais

Controle social significa o entendimento, a participação e a fiscalização da sociedade sobre as ações do Estado. É uma forma de realizar a democracia. Democracia é o sistema de governo no qual as decisões políticas seguem as necessidades e as orientações dos cidadãos, por meio de seus representantes (vereadores, deputados e senadores) ou diretamente pelo povo. O controle social propicia a vivência dessa democracia direta, conduzida pelo povo.

Ao praticar o controle social, os cidadãos podem interferir no planejamento, na realização e na avaliação das atividades do governo. Diversas áreas do governo têm como um de seus princípios o controle social. Uma dessas áreas é a saúde, coordenada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O controle social é um dos fundamentos do SUS, estabelecido na Constituição de 1988. É uma forma de aumentar a participação popular no gerenciamento da saúde no país. Embora não seja a única forma de garantir a participação da comunidade na saúde, o conselho de saúde desempenha um papel importantíssimo no controle social na área da saúde.

Por meio dos conselhos de saúde, a comunidade ali representada:

a) fiscaliza a aplicação do dinheiro público na saúde;

b) verifica se a assistência à saúde prestada no estado ou no município está atendendo às necessidades da população; e

c) verifica se as políticas de saúde orientam o governo a agir de acordo com o que a população precisa.

Através dos conselhos de saúde, os cidadãos podem influenciar as decisões do governo relacionadas à saúde e, também, o planejamento e a execução de políticas de saúde. Além disso, os conselhos têm como responsabilidade, juntamente com os gestores da saúde, contribuir para a formação de conselheiros comprometidos com a saúde, baseada nos direitos de cidadania de toda a população. Os conselheiros têm que estar a favor da vida e da saúde, defendendo o acesso aos serviços de saúde de qualidade.

Fonte: portal3.tcu.gov.br/portal/pls/portal/docs/2703845.PDF

› FONTE: Superintendência de Comunicação Social Prefeitura Municipal de Biguaçu

Comentários