Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Recomposição da faixa de areia detém avanço do rio do Brás

Publicado em 12/01/2016 Editoria: Florianópolis Comente!


Areia Recompost/foto João Cavallazzi

Areia Recompost/foto João Cavallazzi

Prefeitura aproveita previsão de tempo seco para repor barreira natural

Depois de quase 60 dias ininterruptos de chuvas, que aumentaram consideravelmente o volume de água do rio do Brás, a Prefeitura aproveitou a estiagem e a previsão de bom tempo nos próximos dias para proceder na madrugada desta terça-feira à recomposição da faixa de areia da praia de Canasvieiras. Com a reposição, a faixa de areia voltou ao estágio em que se encontrava antes de ser arrastada pela correnteza e, naturalmente, retorna à posição de barreira natural à tendência que o rio do Brás tem de desaguar no mar.

Paralelamente, a Secretaria Municipal de Obras está reforçando o trabalho de limpeza das valas de drenagem que fazem o desvio das águas das chuvas para o rio Papaquara, evitando que esse volume engorde o já caudaloso rio do Brás. Essa limpeza já é feita normalmente, mas foi intensificada a partir da situação crítica que culminou com o despejo de águas contaminadas na praia de Canasvieiras.

A recomposição da faixa de areia da praia foi a solução encontrada para que não fosse alterado o estado natural da região. O rio do Brás normalmente não desemboca no mar, porque seu volume não é suficiente para romper a barreira natural imposta pela faixa de areia. Com o excesso de chuvas, esse estado natural foi rompido, e nada melhor do que restaurá-lo aproveitando a interrupção do ciclo de chuvas.

Pensou-se na construção de uma barreira artificial para impedir o avanço do rio, mas a alternativa foi descartada porque, além de antinatural, poderia provocar consequências mais amplas no caso de nova cheia do rio do Brás, que procuraria outras opções para extravasar suas águas.

› FONTE: Secretaria Municipal de Comunicação de Florianópolis

Comentários