Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Desapegue Floripa comemora quatro anos de moda consciente

Publicado em 26/05/2023 Editoria: Florianópolis Comente!


Iniciativas como os brechós estão ganhando cada vez mais espaço, em Santa Catarina a indústria têxtil movimenta o mercado e se preocupa com o futuro do planeta 

 

Que a Terra tem recursos finitos já não é novidade. O que, muitas vezes, as pessoas ainda não querem enxergar, é que a indústria têxtil é um dos segmentos que mais corroboram para a poluição no mundo. Assim, iniciativas como os brechós são essenciais para diminuir o ciclo de produção de roupas e incentivar a reutilização de peças que, muitas vezes, estão novas. O Desapegue Floripa, que fará sua comemoração de quatro anos no dia 27 de maio com direito a música, comes e bebes na loja, surgiu exatamente para contribuir com a saúde do planeta e fazer da moda um instrumento poderoso de transformação interna e externa.

 

Se uma reunião na casa das amigas para fazer aquela troca de roupas já é um momento super bacana, ter mais opções e comemorar o sucesso de um dos brechós mais bacanas de Floripa, é ainda melhor. Caroline Ribeiro e Sabrina Nicoli, idealizadoras da Desapegue, contam que adoram quando as clientes chegam com as peças que querem repassar, porque é um sinal de que elas estão cada vez mais conscientes desse ciclo de sustentabilidade. "Sempre avaliamos de forma meticulosa cada uma das peças, porque só colocamos em exposição na nossa loja produtos em ótimo estado", elas reforçam. 

 

Juntas, a dupla resolveu criar o lugar que vai além de ser uma loja, é um movimento colaborativo que acredita que a moda consciente é a mais bonita que existe. Caroline explica que aos poucos elas conseguem fortalecer a ideia de que os itens de brechós estão em perfeito estado para serem usados. "Nossas peças são novas ou seminovas, separamos itens que nós mesmas usaríamos", observa.  

 

Ainda de acordo com as idealizadoras, quando acontece esse movimento de limpa no guarda-roupas, o volume de roupas que se passa adiante é de 10% a 40% do que se tem, e essa quantidade é importantíssima para diminuir a produção têxtil e incentivar mais pessoas a olhar para a sustentabilidade também na moda. Segundo o Sebrae, apenas no Brasil, são produzidas 170 toneladas de resíduos têxteis por ano, sendo que 80% do total são destinados a lixões e aterros sanitários.  

 

A conscientização do consumidor é necessária, mas é preciso que as indústrias também tenham atitudes alinhadas ao bem-estar do planeta. Em Santa Catarina, existem iniciativas que visam reciclar 120 toneladas de roupas até o final de 2023, tornando-as fios sustentáveis. 

 

4 anos de Desapegue

"Estamos muito felizes em comemorar nossos quatro anos, porque significa que crescemos desde 2019 para cá e vamos crescer ainda mais", comemoram as empresárias. "Passamos por pandemia e todos os obstáculos que ela trouxe para o mundo, mas seguimos firmes no nosso propósito de ajudar as pessoas a repensarem o consumo da moda", afirmam. 

 

Além de movimentar o mercado financeiro, a moda precisa ser consciente e responsável e os brechós estão cada vez mais em alta. A empresa thredUp, de moda online dos EUA, estima que o mercado global de reutilização de roupas deve chegar a US$80 bilhões até 2025. 

 

"Somos um brechó com muito orgulho, expomos produtos de marcas locais independentes e fazemos feirinhas de produtos, comidinhas e música todo mês para ajudar a galera talentosa da cidade", reforçam. "Convidamos todos a prestigiarem o 4º aniversário do Desapegue Floripa com direito a música, drinks, bolos, promoções e surpresas", concluem. 

 

O Desapegue Floripa fica no bairro Trindade, em Florianópolis, e o horário normal de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 13h às 19h e aos sábados das 10h às 13h. Informações sobre como desapegar das roupas no @desapeguefloripa.   

 

SERVIÇO

O que: 4 anos do Desapegue Floripa 

Quando: 27 de maio de 2023 

Horário: das 10h às 15h

Onde: R. Lauro Linhares, 1281 - loja 2 - Trindade, Florianópolis - SC, 88036-003

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários