Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Biguaçu avança na profissionalização dos apicultores

Publicado em 22/10/2015 Editoria: Biguaçu Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Apicultores de Biguaçu, Antônio Carlos, Angelina, Itapema, São José, Palhoça e Florianópolis participaram de uma capacitação gratuita finalizada nesta terça-feira (20/10) no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, no bairro Vendaval. O curso, que teve início na última quinta-feira (15/10), foi o sexto de uma série de capacitações promovida pela Prefeitura de Biguaçu, por meio da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Aquicultura, em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Biguaçu.

O curso contou com as presenças do prefeito Ramon Wollinger, do secretário de Agricultura, Elson João da Silva, do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Leonídio Zimmermann, do engenheiro agrônomo da Epagri de Biguaçu, Rafael Pereira Marçal, e do instrutor uruguaio Ricardo Scasso, especialista na área e que ministrou as aulas pelo Senar.

O objetivo, segundo o secretário Elson da Silva, é promover a legalização e a profissionalização dos apicultores. "Estamos caminhando ao rumo de transformar Biguaçu num polo de capacitação regional para a apicultura. Apenas neste ano promovemos seis cursos, contando com o apoio da Epagri e do Senar, e para o próximo ano de 2016 o planejamento é de oferecer mais sete encontros." Além disso, conforme o secretário, Biguaçu irá sediar em 21 de maio de 2016 o Seminário Regional de Apicultura, no mês de aniversário do município como parte integrante do calendário de comemorações.

Para o prefeito Ramon, "fico extremamente satisfeito em ver que Biguaçu está se tornando referência na apicultura e isto está se tornando possível graças às parcerias com a Epagri e o Senar, bem como da dedicação da nossa Secretaria de Agricultura que não tem medidos esforços para auxiliar os produtores rurais".

Através de aulas teóricas e práticas, o instrutor Ricardo Scasso, explicou aos participantes que "a apicultura não se resume a manejar abelhas, é necessário se profissionalizar, aprender técnicas de comercialização e novas tecnologias com objetivo de oferecer ao mercado consumidor produtos de alta qualidade". O especialista também ressaltou aos apicultores que o "associativismo é a melhor opção, pois caminhar sozinho sempre é mais difícil e juntos todos ganham força e impulso".

O presidente do Sindicato Rural, Leonídio Zimmermann, na oportunidade agradeceu "ao prefeito Ramon, Secretaria de Agricultura, Epagri e Senar por esta parceria e que este trabalho em conjunto continue, todos unidos pelo bem-estar dos agricultores, para que se possa conhecer novos conhecimentos e tecnologia. Por isso sempre defendemos que possamos contar com o apoio de mais técnicos para nos auxiliar em nossas atividades".

Após o término do curso, os apicultores receberam mudas de Austrapéia e Pau Formiga, espécies que florescem e auxiliam na produção de mel. As mudas foram doações arrecadadas pelo técnico agrícola Eduardo Dellagnelo e pelo engenheiro agrônomo Heron Rocha, ambos da Secretaria de Agricultura, e pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (Famabi).

Apicultores opinam

"Achei o curso muito bom, trabalho com apicultura desde criança. É sempre bem-vindo a gente aprender e melhorar nossa produção." – Inácio Schmitz, 53 anos, apicultor de Biguaçu

"Foi ótimo, é um enriquecimento para nós, pois aprendemos novas técnicas para melhorar em muito a produção." – Osvaldino Huberto Gesser, 69 anos, apicultor de Antônio Carlos.

 

 

 

 

› FONTE: Prefeitura de Biguaçu

Comentários