Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

CDI-SC promove ações de conscientização para a Semana Lixo Zero

Publicado em 28/10/2014 Editoria: Florianópolis Comente!


Alunos e comunidade participam de passeios, visitas e produção de sabão e objetos reciclados.

A primeira semana de novembro será de conscientização e diversas atividades sobre o descarte correto dos resíduos no estado, coordenadas pelo Instituto Lixo Zero com a parceria do Comitê de Democratização da Informática em Santa Catarina (CDI-SC).

As ações acontecem em espaços do CDI no no estado e fazem parte da programação da Semana Lixo Zero, de 1 a 9 de novembro. O objetivo é trabalhar junto às escolas e comunidades mostrando  os riscos do descarte incorreto de dejetos, o reaproveitamento de materiais recicláveis, novas oportunidades de geração de renda e ensinar as próximas gerações e estimular pequenas mudanças em casa.

Algumas escolas já iniciaram suas atividades. Na EEB Dráusio Celestino Cunha, em Major Vieira, por exemplo, os alunos aprenderam sobre reciclagem e até criaram luminárias, vasos decorativos e porta toalhas de material reciclado.

Até o dia 8, as turmas também produzirão maquetes e um filme-paródia sobre o lixo, para apresentação na Feira de Exposição. Já os alunos da EEB Morro Chato em Turvo realizarão uma visita ao centro de triagem para observar como funciona a separação dos materiais, construirão brinquedos a partir de objetos reciclados e latões para a separação do lixo para o ambiente escolar.

Em Florianópolis, a Ação Social Coloninha participa da campanha com um programa de  conscientização da comunidade, envolvendo gincanas, passeios pelo bairro e coleta de óleo usado para a fabricação de sabão. No bairro Capoeiras, a turma do CDI do Centro Educacional Dom Orione está criando um vídeo sobre reciclagem, utilizando a técnica de stop-motion.

No sábado, 8 de novembro, acontecerá a II Caminhada de Conscientização e Recolhimento de Lixo, ação  realizada pela Associação de Moradores do Morro das Pedras. O educador Ricardo Búrigo levará os participantes para uma caminhada de conscientização e recolhimento de lixo pelas ruas do Morro das Pedras das 9h às 12h.

 

 


 

› FONTE: Dialetto

Comentários