Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Jovens craques da Matemática de todo o país se reúnem em SC

Publicado em 24/07/2014 Editoria: Educação Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

O Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) realiza pela primeira vez na capital catarinense, entre os dias 28 de julho e 1º de agosto, um encontro que reúne os 200 alunos com melhor desempenho no Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Realizada desde 2005 pelo IMPA, a OBMEP tem como objetivos incentivar o estudo da matemática e revelar talentos. Selecionados dentre os 4.500 participantes do PIC, os 200 alunos de escolas públicas de todos os estados do país chegam a Florianópolis no dia 27, domingo, e retornam no dia 2 de agosto, sábado.  

Alunos catarinenses 

Chamado de Encontro do Hotel de Hilbert (em homenagem a David Hilbert, um dos maiores matemáticos do Século XX), o evento está na sua quarta edição, sendo as três primeiras realizadas na cidade de Friburgo (RJ). 

De Santa Catarina, foram selecionados seis alunos (cinco meninas e um menino), sendo dois de Chapecó, um de Taio, um de Porto Belo, um de Witmarsum e um de São João do Sul.

“O EHH nos proporciona um aprendizado muito grande. Além de complementar o que estamos aprendendo no PIC, o encontro nos coloca em contato com ótimos professores e com estudantes de diversos estados. As palestras e oficinas são bem interessantes e nos permitem ver a matemática de uma outra forma, bem mais ampla e divertida”, diz Beatriz Carla Koch, 16 anos, de Chapecó, a qual participou de todas as edições do evento.

Programação 

Além de palestras e oficinas, também estão previstos minicursos, gincaninhas e jogos matemáticos. Outra atividade que costuma mobilizar bastante os alunos é o “Problema do Dia”. Diariamente é apresentado um problema a todos os alunos, que devem colocar a solução em uma urna até às 22h. Na festa de confraternização, no dia 1º de agosto (último dia), os alunos que apresentaram as melhores respostas são premiados.

No dia 28 de julho, segunda, às 8h30, o evento será aberto pelo professor Marcelo Viana (pesquisador do IMPA e presidente da Sociedade Brasileira de Matemática) com a palestra f(x) = 0.

- A resolução de equaço&771;es (encontrar o “valor de x&39;&39;) e&769; um dos problemas mais ba&769;sicos e antigos da Matema&769;tica, motivado desde sempre por problemas concretos da vida dia&769;ria. Vamos utilizar este problema como fio condutor de uma digressa&771;o atrave&769;s da Matema&769;tica – da Aritme&769;tica aos Sistemas Dinâmicos, passando pela Ana&769;lise Nume&769;rica – e atrave&769;s da Histo&769;ria – da Antiguidade aos dias de hoje – explica Marcelo.

Outras palestras programadas são: Questões mágicas da Obmep (dia 29); Teoria de Grupos e o Cubo Mágico (dia 30); 120 anos de Olimpíadas de Matemática (dia 31); e no dia 1º de agosto, Mágicas e jogos: uma maneira divertida de aprender matemática,Um problema medieval e problemas atuaisUsando o computador para aprender matemática: exemplos no Ensino Básico eAplicação das derivadas

Santa Catarina na OBMEP – O Estado de Santa Catarina foi o que apresentou o maior crescimento no número de medalhas de ouro na OBMEP 2013 – foram 26 (contra 19 conquistadas em 2012). A cidade de Joinville, com sete alunos medalhistas de ouro, foi um dos destaques em todo o país.

Na OBMEP 2014, que está em curso – a prova da 2ª fase será no dia 13 de setembro, Santa Catarina teve inscritos 480.868 alunos, 1.589 escolas e 282 municípios (o que corresponde a 96.25% do total do estado).

O Programa de Iniciação Científica Jr. da OBMEP, em Santa Catarina, conta com 11 polos, onde estudam 230 alunos de diversos municípios. Eles recebem orientação, por meio de aulas presenciais (aos sábados) e de aulas virtuais, de 14 professores e 13 monitores. Informações sobre a OBMEP e seus programas em www.obmep.org.br

 

IV Encontro do Hotel de Hilbert

De 28 de julho a 1º de agosto de 2014

Hotel Oceania Park Hotel

Rua dos Mariscos, 550 – Ingleses – Florianópolis (SC)

 

› FONTE: IMPA

Comentários