Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

A Hora do SISU

Publicado em 17/02/2022 Editoria: Educação Comente!


Escolher o curso de graduação sempre foi uma decisão difícil, agora com a possibilidade de acesso a universidades públicas de renome do Brasil todo, muitos estudantes acabam focando na Universidade, não no curso que irá realizar durante, 4,5,6 anos.

É muito importante pensar no curso que você irá fazer, do que a instituição em si, afinal um diploma em uma área que você não gosta, não te fará feliz, e provavelmente, não trará o sucesso que você sonhou.

• Vamos para as dicas para escolher o curso certo com a nota do enem.

1- Foque no curso que combina com você, aquele que se conecta com seus interesses, talentos e potenciais;

2- Analise o mercado de trabalho, pesquise como funciona todas as profissões, se abra para novas carreiras e novas possibilidades, nem sempre as profissões tradicionais são aquelas que proporcionam maior segurança de empregabilidade, perceba quais são as profissões que tendem a crescer, principalmente agora com os impactos das tecnologias;

3- Pesquise a grade curricular do curso e se desperta interesse e vontade de aprender todo o conteúdo;

4- Escute conselhos de amigos e familiares, mas lembre-se que você passará anos desenvolvendo determinada profissão, escolha com cuidado seguindo seus interesses;

5- Se mesmo com essas dicas, você ainda se sente inseguro, procure um programa de orientação vocacional, como o QCarreira, que irá te ajudar na tomada de decisão profissional. Fazer cursos técnicos ou até cursos livres, online ou presenciais também podem te ajudar a entender melhor como a carreira funciona.

Não arrisque seu futuro, não deixe a sua nota do enem definir seu futuro. Caso você não tenha alcançado a nota para o curso que você deseja, não desista, afinal o que são 6 meses ou 1 ano de estudo para transformar positivamente sua vida pessoal e profissional.

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários