Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Dia D do Outubro Rosa acontece neste sábado em São José

Publicado em 25/10/2018 Editoria: São José Comente!


Durante o mês de outubro, a Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Saúde, intensificou as ações voltadas à Saúde da Mulher no município. Para marcar a mobilização, neste sábado (27) será realizado o Dia D do Outubro Rosa nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que estarão de portas abertas das 8h às 17h para oferecer serviços como coleta de preventivo, exame clínico das mamas, atividades coletivas e orientação sobre cuidados com a saúde.

Com exceção da UBS São Luiz, que funcionará até 12h, e da unidade do Ceniro Martins, que já realizou a mobilização no último dia 20 de outubro, o sábado será o dia mais importante da campanha nas UBSs de São José. "Neste dia, além dos serviços gratuitos, as equipes da rede municipal estarão esclarecendo dúvidas sobre a doença, bem como, as formas de prevenção e a importância de realizar consultas e exames de rotina para a realização de diagnóstico precoce do câncer de mama, que é o segundo de maior incidência no mundo, e o mais frequente no sexo feminino", lembra a secretária de Saúde, Sinara Simioni. 

Neste ano, o foco da campanha em São José também foi direcionado à saúde da mulher idosa, por meio do projeto "Quem ama, apóia!". A iniciativa, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde, trouxe ações para as práticas saudáveis que podem evitar doenças, entre elas, o próprio câncer, como: praticar atividades físicas; alimentar-se de forma saudável; evitar hábitos o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro; manter o peso corporal adequado; e estimular a memória através de atividades cognitivas.

Até o fim do mês de outubro, as ações voltadas à Saúde da Mulher, como coletas de exame preventivo, solicitação de mamografias (conforme critérios de indicação), consultas médicas, consultas odontológicas, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites, rodas de conversa sobre prevenção do câncer do colo do útero, câncer de mama, alimentação saudável, práticas integrativas e "dia da beleza", estarão sendo promovidas em São José.

Horários das Unidades Básicas de Saúde do Dia D neste sábado (27)

Das 8h às 17h

UBS Procasa; UBS Santo Saraiva; UBS Bela Vista; UBS Roçado; UBS Serraria ; UBS Sertão do Maruim; UBS Fazenda Santo Antônio; UBS Barreiros; UBS Potecas; UBS Santo Saraiva; UBS Picadas do Sul;  UBS Morar Bem; UBS Sede ; UBS Roçado; UBS Forquilhas; UBS Luar; UBS Areias; UBS Ipiranga; UBS Campinas; UBS Vista Bela.  

Das 8h às12h

UBS São Luiz 

UBS Ceniro Martins não abre neste dia, pois a mobilização na unidade já foi realizada no último dia 20 de outubro.

 

Serviço

O quê: Dia D do Outubro Rosa

Quando: neste sábado (27), das 8h às 17h

Onde: nas Unidades Básicas de Saúde do Município

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários