Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

1ª Startup Weekend São José premia ideias inovadoras

Publicado em 12/06/2018 Editoria: São José Comente!


Primeiros colocados / Foto: Divulgação Secom/PMSJ

Primeiros colocados / Foto: Divulgação Secom/PMSJ

O fim de semana em São José foi marcado pela chegada de um dos maiores eventos de empreendedorismo do mundo, o Startup Weekend, que reuniu 100 participantes em sua primeira edição realizada na cidade. Com programação de 54 horas voltadas ao desenvolvimento de soluções inovadoras para o mercado, o evento premiou as três melhores ideias apresentadas por equipes formadas durante a maratona de atividades. 

O Primeiro Startup Weekend São José começou na noite de sexta-feira (8) e seguiu até domingo (10) reunindo um público formado por empreendedores, desenvolvedores, designers, profissionais e entusiastas do mercado de startups e inovação. A prefeita Adeliana Dal Pont também passou pelo evento e acompanhou parte dos trabalhos realizados pelos grupos.

 "Mais do que ajudar os participantes a tirarem suas ideias do papel, o evento permite o fortalecimento das comunidades de empreendedores locais e proporciona um espaço produtivo, onde todos têm a oportunidade de interagir e criar modelos de negócios válidos para o mercado. Este é um evento que será um marco para São José, pois é um dos passos que antecedem o Centro de Inovação que estamos desenvolvendo para a cidade, a fim de promover o fomento do setor de inovação", avalia o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Waldemar Bornhausen Neto. 

Todos os eventos do Startup Weekend seguem o mesmo modelo, em que qualquer pessoa é bem vinda para expor a sua ideia de startup, receber feedback de outros participantes e mentores que auxiliam as equipes durante as atividades. "Trata-se de um evento com caráter pedagógico forte. Todos os participantes vivenciaram as etapas de criação de uma startup e testaram a funcionalidade da ideia no mercado, onde o compromisso maior é o aprendizado e o incentivo ao desenvolvimento de novos negócios", comenta a coordenadora do Sebrae/SC na Grande Florianópolis, Soraya Tonelli. 

"Trabalhamos com a Prefeitura de São José, demais apoiadores e colaboradores durante um ano para lançar este evento. Nosso objetivo é ajudar a desenvolver o ecossistema de inovação no município, mostrando o mindset de empreendedorismo aos participantes. Queremos dizer para eles que colocar uma ideia em ação é possível, é viável e que esperamos que eles saiam daqui com garra e vontade para mudar o mundo, a vida e se transformem em grandes empreendedores", explica a community leader do Startup Weekend São José, Maria Eugenia Faccio. 

Durante o evento foram formadas equipes em torno das melhores ideias e, a partir daí, as criações de modelos de negócios, programação, design e validação de mercado foram conduzidas pelos participantes. O fim de semana terminou com a apresentação das ideias e as três vencedoras foram as equipes Connect Easy, AngendAÍ, e Pingo, que conquistaram a primeira, a segunda e a terceira colocação respectivamente.  

Para o diretor comercial Sandro Vicente, de 49 anos, o movimento que o Startup Weekend faz de voltar os olhos para São José como um município de inovação, foi o que mais chamou sua atenção. "Esta interação do município com os empresários por meio de um evento como este, é um dos incentivos que podem fazer com que esta ideia de cidade inovadora possa se tornar uma grande realidade em São José", diz Sandro. 

"Meu trabalho de conclusão de curso abordou o trabalho do psicólogo dentro de uma startup. Como este assunto sempre me interessou, nada melhor do que participar deste fim de semana, onde pude ter a oportunidade de conhecer pessoas novas, ideias novas e participar da construção de coisas novas neste mercado", conta a psicóloga Francielli Fagundes, de 29 anos, que atua em uma startup.

Segundo o cofundador de um startup e administrador, Douglas Pacheco, de 39 anos, o networking promovido pelo evento foi o que mais o atraiu a participar deste fim de semana de atividades. "Ao conhecer pessoas novas em um evento deste porte, criamos uma rede de contatos interessante, em que o mais bacana é a trocar ideias e adquirir conhecimentos que acabam nos inspirando a desenvolver novos trabalhos", relata Douglas. 

A realização do Startup Weekend São José contou com o apoio da Prefeitura de São José, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, a parceria do Governo do Estado de Santa Catarina e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae-SC), além de startups que atuam no mercado de inovação no estado.  

 

› FONTE: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São José

Comentários