Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Biguaçu promove o 14º Mutirão de Saúde da Mulher

Publicado em 14/03/2018 Editoria: Biguaçu Comente!


Foto: Maike Ferreira - (DICOM PMB)

Foto: Maike Ferreira - (DICOM PMB)

Na semana de 19 a 24 de março, a Prefeitura de Biguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove atendimentos voltados à saúde da mulher. O ponto alto será no sábado (24), quando todas as Unidades Básicas de Saúde do município estarão abertas das 8h às 12h e das 13h às 17h especialmente para atender mulheres que não podem comparecer à unidade durante a semana.

Serão realizados exame preventivo de câncer de colo de útero e exame clínico das mamas, bem como a solicitação de mamografias conforme avaliação do enfermeiro ou médico. Essa ação tem o objetivo de promover a prevenção do Câncer de Colo Útero e do Câncer de Mama.

As munícipes interessadas em realizar os exames devem procurar a Unidade Básica de Saúde do seu bairro, com o cartão do SUS e o Cartão Nacional de Saúde.

O sábado (24) será um dia de atendimento exclusivo à saúde da mulher, com o objetivo de conscientizar e orientar quanto à importância de a mulher cuidar de sua saúde, bem como de prevenir e detectar infecções e alterações nas células do colo do útero, aumentando as chances de recuperação e cura, pois toda mulher merece e tem direito à saúde de qualidade.

O prefeito de Biguaçu, Ramon Wollinger, destaca que “os exames realizados neste dia, são essenciais para a saúde da mulher, sendo a forma mais eficaz de prevenir e detectar precocemente o câncer de colo de útero e de mama. Sendo assim, arrumar tempo para cuidar da saúde não é um luxo e sim uma necessidade”.

“O exame é necessário mesmo que a paciente não esteja apresentando nenhum sintoma, pois toda mulher que tem ou já teve vida sexual, deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos. Vale lembrar que tão importante quanto fazer o exame é pegar o resultado e, se necessário, seguir à risca o tratamento”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Dr. Heron Felício Pereira.

Precauções para realização do exame

Para evitar que o material coletado esteja contaminado ou danificado durante a análise, alguns cuidados são necessários antes da realização do exame: não manter relações sexuais dois dias antes do exame e não usar duchas íntimas, cremes ou medicações vaginais dois dias antes do exame.

“O ideal é realizar a coleta até sete dias antes do início da menstruação, ou sete dias após o término do fluxo menstrual”, ressalta Francielly Andrade, coordenadora de Programas de Saúde.

 

› FONTE: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Biguaçu

Comentários