Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Caminhada Rosa ocorre neste domingo em Florianópolis

Publicado em 27/10/2017 Editoria: Florianópolis Comente!


Associação Brasileira de Portadores de Câncer em Santa Catarina (AMUCC), realiza neste domingo (29), a Caminhada Rosa, um dos maiores eventos dentro das atividades do Outubro Rosa em Florianópolis. O Outubro Rosa é um Movimento que visa fortalecer a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama por meio de campanhas de conscientização e estimular a participação da população e entidades na luta contra o câncer de mama. 

O objetivo é jogar luz em um assunto que tanto assusta as mulheres, mas que pode ser amenizado pela realização dos exames para o diagnóstico precoce. A Caminhada Rosa acontece desde 2010 e já reuniu mais de 5 mil pessoas e neste ano a expectativa é dobrar essa marca.

O evento terá a participação de artistas e comunicadores da cidade, com comunicador Helton Luiz, Banda do IEE, cantora Fernanda Toll, Maricotinha, Marcelo Silva e seu teclado, Academia Affitness, Personal Trainner Luiz Bezerra, DJ Luciano e Biriba Som.  Além disso, a caminhada é formada por alas compostas por entidades, empresas, instituições. A concentração será às 14h no Koxixos, na Beira-Mar Norte e a saída está marcada para às 16 horas em direção ao Trapiche.

Considerações

Na última quarta-feira (25), durante sessão na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), a presidente da AMUCC, Leoni Margarida Simm informou que a Campanha Outubro Rosa deste ano reduziu a fila de espera de mulheres que aguardam por diagnósticos e tratamentos.

O câncer de mama, doença que registra o maior número de óbitos de mulheres no país, se diagnosticado precocemente, apresenta um índice de cura de até 95%.

Conforme dados levantados pela AMUCC, 46% das pacientes com câncer de mama recebem o diagnóstico já em estado avançado. Para a dirigente, a demora deste diagnóstico pós-mamografia é o principal entrave no combate à doença: “Por consequência desse tratamento tardio, essas mulheres têm a chance de cura reduzida, prejudicando a qualidade de vida e ainda aumentando os custos da saúde para o país”, salientou.

Dificuldade

Também conforme a AMUCC, após ser detectada a doença, as mulheres ainda esperam muito tempo para a realização da ultrassonografia e dos exames posteriores para o diagnóstico conclusivo sobre o tipo de lesão cancerosa e a qual a melhor forma de tratamento.

Leoni ainda ressaltou a importância e urgência no término das obras do Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon), principal unidade de tratamento do câncer em Santa Catarina.

Para ela, a Campanha Outubro Rosa teve um balanço positivo, fazendo mutirões em hospitais e reduzindo a fila de espera de mulheres que aguardam por diagnósticos, exames e tratamentos: “Com essa união de solidariedade, tiramos mais de 500 mulheres da fila do Sistema Único de Saúde (SUS) e atenderemos mais 500 mulheres até o final do ano. Ocupamos o trabalho do Estado, já que não o faz”, frisou.

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br) com informações da Alesc

Comentários